por Dr. Luíz Flávio Cordeiro
As tubas uterinas ou trompas de Falópio (termo antigo) são órgãos do sistema reprodutor feminino fundamentais para a fecundação. Sua principal função é captar o óvulo do ovário e permitir a sua passagem até o útero. Nesse percurso, ele pode ser fecundado pelo espermatozoide, que vem do útero e entra nas tubas uterinas. Assim sendo, os gametas masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo) se movem em direção ao mesmo ponto vindos de locais opostos e se encontram nas tubas uterinas, onde pode ocorrer a fecundação.
O resultado da concepção é o zigoto ou pré-embrião, estágio que antecede a fase de divisão celular. No zigoto, observamos apenas os dois pronúcleos, o feminino e o masculino, antes de sua fusão. Depois da união dos dois pronúcleos, o zigoto começa a divisão celular, passando a ser denominado embrião, que se desenvolve ao longo da gestação.
A salpingectomia é o procedimento cirúrgico de remoção de uma (unilateral) ou das duas tubas uterinas (bilateral), procedimento cirúrgico que pode ser realizado simultaneamente com outros, como a ooforectomia (retirada de um ou de ambos os ovários) e a histerectomia (retirada do útero), e/ou durante uma cesárea.
A salpingectomia pode ser realizada em duas modalidades: laparotomia ou laparoscopia, método minimamente invasivo mais indicado atualmente, em virtude de suas inúmeras vantagens.
A laparotomia é a cirurgia tradicional. Realiza-se uma grande incisão no abdômen e o cirurgião opera a olho nu, sem o apoio de um aparelho endoscópico e vídeo. A laparotomia foi e ainda é muito realizada, mas apresenta diversas desvantagens, como cicatrizes mais evidentes, maior tempo de recuperação da paciente e maiores riscos de modo geral.
A laparoscopia, que é uma cirurgia minimamente invasiva, utiliza um instrumento endoscópico – o laparoscópio – e um monitor como apoio para a realização da intervenção. Na laparoscopia, são feitas pequenas incisões na região abdominal da paciente para a introdução de instrumentos necessários ao procedimento e a microcâmera, que captura as imagens e as reproduz no monitor que está sendo acompanhado pelo cirurgião. A laparoscopia também oferece alguns riscos, mas complicações graves são muito raras. A paciente fica com cicatrizes praticamente imperceptíveis e volta à sua rotina em poucos dias.
A indicação da modalidade cirúrgica é feita pelo médico após avaliação detalhada das afecções ou alterações que estejam afetando os órgãos a serem extraídos.
A salpingectomia é indicada nas seguintes situações:
Ela também pode ser indicada como método contraceptivo, como uma modalidade de laqueadura. No entanto, não recomendamos cirurgias como métodos contraceptivos, principalmente quando a mulher ou o homem são jovens. O contexto de vida muda e é comum o arrependimento. Existem outros métodos contraceptivos tão efetivos quanto a cirurgia, não definitivos ou invasivos.
Existem outras indicações. O médico é o profissional que consegue analisar cada caso e propor a melhor conduta terapêutica, após uma investigação detalhada da paciente.
Sempre procure auxílio médico quando perceber sintomas e alterações no corpo.
A primeira etapa do procedimento é a preparação, que varia de acordo com a modalidade da cirurgia, se laparotomia ou laparoscopia – cada uma delas tem um preparo específico orientado pelo médico –, a idade da paciente e os motivos da indicação do procedimento.
Na laparotomia, a mulher é internada e recebe a anestesia geral pouco antes do início do procedimento. Na sala de cirurgia, o cirurgião faz uma longa incisão no abdômen inferior e realiza o procedimento a olho nu. Por essa incisão ele consegue acessar a região interna da pelve e retirar uma ou as duas tubas uterinas, dependendo da indicação.
Depois de finalizado o procedimento, o cirurgião faz a sutura e a mulher segue para o quarto para se recuperar. Ela só é liberada do hospital depois de recuperada da anestesia e se estiver clinicamente bem.
A salpingectomia por laparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, realizada sob anestesia geral. A mulher, normalmente, fica internada apenas por apenas um dia.
Na laparoscopia, pequenas incisões são feitas no abdômen, por onde são introduzidos o laparoscópio, equipamento endoscópico dotado de uma câmera e luz para registro de imagens, e outros instrumentos necessários à realização da intervenção, como insuflador de gás, trocartes, cânulas, pinças para apreensão e dissecação, dissectores, tesouras, coaguladores e invólucros para extração dos materiais que devem ser retirados.
O insuflador de gás é introduzido inicialmente para expandir a cavidade interna e facilitar a visualização de toda a região.
Depois do procedimento, as pequenas incisões são fechadas e a mulher é encaminhada para o quarto a fim de se recuperar. Apenas quando se recupera da anestesia e está clinicamente bem é liberada do hospital.
Os dias seguintes requerem algum cuidado para evitar complicações. Siga todas as recomendações de seu médico, pois elas visam à sua segurança e recuperação mais rápida.
Em poucos dias a mulher consegue retomar suas atividades diárias.
Será que eu conseguirei engravidar novamente? Pois eu não sei se o médico que fez a laqueadura em mim retirou as tromas, não tenho certeza e eu sonho em ter mais um bebê, minha cirurgia tem 09 anos tbm se for pra eu fazer uma FIV eu não teria condições finaceiras
Meiriane,
Vários fatores devem ser avaliados após uma laqueadura para definir se uma recanalização das tubas é possível e válida. Realmente precisa-se estudar as condições das tubas, para isso a histerossalpingografia pode ajudar, a técnica utilizada na laqueadura, assim como outras condições causadoras de infertilidade, inclusive com a avaliação de seu parceiro. Pois, de nada compensa realizar um procedimento de recanalização tubária e depois descobrir que o parceiro tem uma alteração no espermograma que já seria indicativo de fertilização por si só. É fundamental uma boa avaliação médica. Espero ter ajudado.
Boa tarde, tive uma gravidez ectópica e fiz uma cirurgia aberta para retirar a trompa direita, hoje faz 32 dias e estou sentindo muita dor no lado direito. É normal?
Kauane, sentir dores não é normal e necessita uma avaliação. Como foi uma cirurgia aberta, espera-se que a recuperação seja mais lenta que a laparoscopia, mas este tempo depende também das condições encontradas em seu procedimento cirúrgico, por exemplo, se a gravidez ectópica estava íntegra ou rota.
Espero ter te ajudado. Obrigado pela leitura.
Olá. Gostaria de saber se sua clínica realiza o procedimento como forma de esterilização. Tenho 36 anos e nunca quis ter filhos em momento algum da vida, já fui casada e me divorciei e tenho isso muito claro e decidido.
Olá, Luiza! Tudo bem?!
Sim, nós fazemos a esterilização/laqueadura, mas em casos específicos, quando tem indicação e todas as outras possibilidades foram discutidas. Assim sendo é importante passar por uma consulta de avaliação. Forte abraço!
Sangramento, tipo menstruação após a cirurgia de retirada de uma trompa. A direita. É normal continuar por alguns dias?
Olá, André!
Qualquer tipo de cirurgia ou fator estressor, pode afetar o padrão menstrual da mulher. O que não quer dizer que a retirada da tuba causa sangramento. Porém, se todos os outros fatores foram investigados e estão normais, não tem porque se preocupar. Caso contrário, o indicado é procurar um especialista para um pós cirúrgico.
Forte abraço.
Tenho o útero bircornio, recentemente tive uma gravidez ectópica do lado direito ,fiz uma laparoscopia e salpingectomia do lado direito completo.
Quais a chance deu conseguir engravidar novamente?
Olá, Marina!
Se todos os demais órgãos, a tuba do lado oposto e os ovários estejam funcionando adequadamente, você tem uma chance de engravidar como na primeira vez.
O útero bicorno não dificulta a obtenção da gravidez, ele pode repercutir no decorrer da gestação.
Forte abraço!
Fiz minha segunda cesária e acertei de fazer uma laqueadura mas depois da cirurgia fiquei arrependida e a minha médica me disse que não tinha como voltar a trás pois a mesma fez uma salpingectomia pois ela disse que retirou as trompas.Fiquei arrasada por ela não ter me falado antes que usaria esse procedimento e não o da laqueadura que poderia ter reversão.Qual exame posso fazer depois desse procedimento ? Para vê como está ?
Oi Manuella!
A histerossalpingografia pode avaliar parcialmente seu caso. Entretanto, caso a médica tenha realizado a salpingectomia, este exame não acrescentaria tanta informação. Assim, apenas uma videolaparoscopia poderia fazer esta confirmação final. Caso a salpingectomia bilateral realmente tenha sido realizada, a fertilização in vitro poderia ajudá-la na concepção.
Abraços, Dr. Luiz Flávio
Fiz uma cesárea seguida de retirada das trompas e tinha o método Essure ao ler o laudo da biópsia não consta a retirada desse material é possível ter ficado no corpo?
Olá, Bárbara.
Pouco provável, pois ele ocasiona um processo de fibrose nas tubas e eventualmente dificultar o trabalho do patologista.
Bom dia.
Não terei filhos, tenho certeza e não tenho nenhum parceiro. É muito difícil conseguir uma cirurgia dessa? E tem uma idade mínima para fazer ou é a mesma idade da laqueadura, no caso 25 anos?
Oi Ingrid,
para se realizar a laqueadura tubárea alguns critérios precisam sem respeitados. Se houver interesse, poderia agendar uma consulta para orientação adicional.
(11) 4750-1180
Abraços
Boa tarde, fiz laparoscopia há 2 semanas para retirada a trompa direita por gravidez ectopica… sangrei 2 dias após ter alta e agora passado 1 semana estou a sangrar de novo, é normal? Poderá ser menstruação?
Ana,
é necessário a avaliação do médico que fez a cirurgia para se certificar de que tudo esteja dentro da normalidade.
Atenciosamente!
Dr tenho obstrução das duas trompas. É possível desobstruir? Quando senhor diz depende do caso. Em qual caso não e possível?
Carolina,
depende das causas de obstrução, por exemplo, endometriose, laqueadura, infecções pélvicas anteriores, cirurgias prévias. Estes são fatores que precisam ser avaliados para se analisar a possibilidade.
Abraços!
Bom dia tenho que fazer salpigectomia bilateral e a retirada do dispositivo essure qual seria o valor dessa cirurgia
Olá, Sandra!
Favor entrar em contato com a clínica para mais informações.
(11) 99644-0094
Meu nome é Núbia passei por uma retirada da tropa direita, já estou de alta ja tem 5 dias, mais minha cabeça continua doendo, tomo remédio,passa a dor um pouco e volta tudo de novo.. E normal? Obrigado
Olá, Núbia querida!
Você tem que informar o seu médico sobre essa dor de cabeça, infelizmente não consigo te ajudar.
Abraços.
Boa tarde. Fiz recentemente uma ooforectomia no lado direito. Porém tenho sentido as vezes um pouco de dor no lado esquerdo. (Fiz uma ooforectomia para retirada de um tumor benigno, com torção e necrose do ovário e trompa. No lado esquerdo, o médico retirou uma pequena parte da SOP para biópsia). É normal ainda sentir um pouco de dor na direção do ovário que ficou?
Olá Mariane,
O pós-operatório pode sim apresentar alguns sintomas.
Recomendo que procure o especialista para avaliar, caso a dor persista.
Atenciosamente,
Sou laqueada há 12 anos mas engravidei quando eu tinha 8 anos laqueada. Tive um aborto esportanio de 6 semanas.
Olá Cláudia,
A laqueadura, como todos os outros métodos contraceptivos, não tem 100% de eficácia. Existindo assim uma taxa mínima de falha.
É necessário analisar para identificar a causa do aborto.
Atenciosamente,
A salpingectomia tambem pode falhar? Retirei as duas trompas, mas pode acontecer de falhar ?
Querida Rosa,
No caso de salpingectomia – retirada da trompa – bilateral, não haverá mais condições de engravidar naturalmente.
Atenciosamente,
Eu tenho possibilidade de engravida de novo
Olá Claudia,
Existe possibilidade sim! Procure uma especialista para analisar o seu caso e identificar qual a melhor alterativa para o seu caso.
Uma delas é a reversão.
Atenciosamente,
Boas fiz uma laparoscopia salpingectomia por gravidez ectopica há 7 dias … Retirei a trompa esquerda … É normal sentir dor do lado oposto da retirada da trompa , quantos dias leva a recuperação
Olá,
E importante seguir as recomendações de seu médico, pois elas visam à sua segurança e recuperação mais rápida.
Em poucos dias você consegue retomar as suas atividades diárias.
Caso a dor ainda persista, indico que procure o seu médico.
Atenciosamente,
Eu também estou sentir dor tipo de ovulação do lado oposto da retirada e as vz sinto dor lombar no meio também.
Olá Helem,
Recomendo que procure um especialista para avaliar o caso.
Atenciosamente,
Ainda sente sor no lado oposto ?
Vc ainda sente dor no lado oposto, to na msm situaçao?
Olá,
Tenho uma filha de 9 anos e estou grávida de gêmeos, posso fazer a salpingectomia junto com a cesárea?
Não quero ter mais filhos, tenho total certeza. Tenho 25 anos
Olá Meline,
A Salpingectomia pode ser indicada como método contraceptivo, como uma modalidade de laqueadura.
No entanto, não recomendamos cirurgias como métodos contraceptivos, principalmente quando a mulher ou o homem são jovens.
Atenciosamente,
Olar , fiz a retirada da minha trompa direita ano passado e esse ano novamente gravidez ectópica retirei a esquerda , meu cabelo cai muito , pode ser por conta da cirurgia ?
Olá Jéssica,
Não é possível avaliar por aqui, recomendo que procure um especialista.
Atenciosamente,
Fiz a Laparoscopia há quatro dias, o sangramento foi bem pouco e durou somente até o dia seguinte a cirurgia, mas hoje já no quarto dia tive sangramento um pouco maior, gostaria de saber se é normal ou se devo voltar ao médico.
Olá Nayara,
Recomendo que procure um especialista para avaliar.
Atenciosamente
olá! eu fiz uma cesária e fiz a laqueadura que foi a retirada das trompas estou amamentado e já tem oito meses que minha regra não desce é normal ou devo procura um medico?
Olá Kamilla,
Não é possível avaliar por aqui, indico que procure um especialista.
Atenciosamente,
Queria saber se é normal eu ter muita cólica na menstruação após a remoção de uma das trompas
Olá Talitha, tudo bem?
É possível ter cólicas intensas após a remoção de uma trompa, mas é importante consultar um médico para avaliação adequada.
Atenciosamente.
Fiz uma cessariana a 13 anos o médico falou que retirou minhas trompas mais não me deu nenhum documento e nem me explicou o porque,hoje quero engravidar e não consigo.
Olá Silvania,
Recomendo que procure um especialista para que possa avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado.
Atenciosamente,
Boa noite fiz uma cesariana tive uma gravidez ectópica rota tirei a tropa do lado direito tenho 1 mês 2o dias e normal ainda senti um pouco a barriga dolorida ?
Olá Andrea,
Sim, é normal sentir um pouco de dor na barriga após uma cesariana e após a remoção de uma trompa devido à cirurgia recente. O tempo necessário para recuperação completa pode variar de pessoa para pessoa, mas é comum sentir desconforto por algumas semanas a alguns meses após o procedimento. Recomendo continuar seguindo as orientações do seu médico e informá-lo se houver qualquer preocupação com a dor ou outros sintomas.
Atenciosamente.
Durante minha quarta cesárea foi realizada a remoção das trompas como laqueadura. Usei cinta por 3 dias e estou sentindo a região dolorida o q antes não era. Hj estou com uma semana q foi realizado o procedimento Fiz mal em usar a cinta? Ou é normal estar dolorido?
Olá Danielle,
É comum sentir um pouco de dor na região após uma cesárea, especialmente com a remoção das trompas. O uso da cinta por 3 dias pode não ser o problema, mas é importante não apertar demais. A dor pode ser parte do processo de recuperação, mas se for intensa ou persistente, o ideal é consultar seu médico para garantir que está tudo bem.
Ola… Fiz uma salpingectomia bilateral há 27 dias e minha recuperação foi muito boa porém peguei peso e meu umbigo está muito dolorido e duro quase fechando…. O médico disse que é por conta dos pontos da musculatura mas a dor é muito intensa ao toque será normal?
Olá Flávia,
Se a dor for muito intensa o recomendado é sempre procurar o especialista pessoalmente para que ele possa avaliar.
Atenciosamente,
Boa tarde.
Se no ato da cesariana o médico retirar um dos ovários, a mulher tem possibilidade de engravidar.
E as trompas uterina fica intactas.
Olá,
É possível engravidar mesmo após a retirada de um dos ovários.
Atenciosamente,
Olá, tive uma gravidez ectópica e fiz uma cirurgia para retirada da trompa direita. Os ovários e a trompa esquerda foram mantidos. O fato de não ter mais uma das trompas diminui a chance de uma nova gravidez?
Olá Thaisa,
Apesar de ser possível engravidar com apenas uma trompa, as chances de gravidez reduzem por conta da dificuldade de mobilidade da trompa em captar um óvulo que esteja do outro lado.
Atenciosamente,
Tenho 36 anos, sou mãe solo de um menino autista leve, não tenho interesse quero mais filhos e além disso é contra-indicado pela geneticista que eu tenha mais filhos, gostaria de saber se é possivel no meu caso realizar salpingectomia e em média qual o valor?
Olá Elaine,
Ela também pode ser indicada como método contraceptivo, como uma modalidade de laqueadura. No entanto, não recomendamos cirurgias como métodos contraceptivos, principalmente quando a mulher ou o homem são jovens.
É fundamental a procura por um profissional para analisar o seu caso e propor a melhor conduta, após uma investigação detalhada da paciente.
Atenciosamente,
Boa tarde fiz uma cirugia de laqueadura com a retirada das trompas,é possível fazer uma cirugia de reversão ?
Olá Luciana,
A cirurgia de reversão pode ser uma alternativa, porém é importante marcar uma consulta com especialista para que ele possa avaliar o seu caso e indicar de forma individualizada a conduta a ser realizada.
É importante ressaltar que nem todos os casos é possível realizar a reversão.
Atenciosamente,
No começo de 2020 tive uma gestação ectopica e fiz a salpingectomia retirando a tuba esquerda.
Quando estou com cólica pré menstrual sinto uma dor muito forte do lado esquerdo. Isso é normal?
Também sinto dores quando estou ovulando, mais do lado esquerdo.
Olá Gabriela,
Sentir dor não é normal, recomendo que procure um especialista para avaliar o seu caso.
Atenciosamente.
Fiz uma cirurgia aberta motivo gravidez ectópica retirei a trompa direita a médica deu 15 dias de atestado pq disse que o recomendado era só 15 dias referente a gravidez ectópica, retornei ao trabalho com 29 dias pós no retorno ela falou que poderia voltar a rotina normal eu venho para o trabalho de moto, realmente com tão pouco tempo era pra eu ter voltado as atividades normais ou com 40 dias que é o recomendado após uma cirugia?
Olá, Gleyse! Após uma cirurgia aberta para gravidez ectópica, o tempo de recuperação pode variar. O período de 15 dias pode ser suficiente para algumas atividades leves, mas para voltar à rotina normal, especialmente andar de moto, pode ser mais seguro esperar até 30 a 40 dias, dependendo de como está se sentindo. Se tiver desconforto ou dúvidas, consulte sua médica novamente.