Menu

Ultrassonografia de mamas

por Dr. Luíz Flávio Cordeiro

Ultrassonografia de mamas

A ultrassonografia (ou ecografia) de mamas é um exame de imagem sem emissão de radiação ionizante (utiliza emissão de ondas sonoras para formação das imagens) solicitado por ginecologistas ou mastologistas (especialistas no estudo das afecções da mama) para identificar alterações nas mamas após suspeita de algum problema durante o exame físico preventivo de palpação.

A própria paciente pode realizar a palpação para identificar nódulos. É importante conversar com o ginecologista e pedir orientação. O exame preventivo possibilita o diagnóstico precoce de tumores e outros problemas, aumentando significativamente a possibilidade de cura completa e bom prognóstico.

A ultrassonografia de mamas é um exame complementar à mamografia, portanto não o substitui. A mamografia é o principal exame para a detecção de câncer de mamas e deve ser realizado quando houver suspeita.

Existem diferentes tipos de ultrassonografia de mamas. Ela pode ser realizada com doppler, que analisa a circulação sanguínea de forma detalhada da região, contraste ou por elastografia, que mede a elasticidade do tecido e converte em imagem, aumentando a acurácia do diagnóstico relacionado à malignidade do tumor.

O principal objetivo da ultrassonografia de mamas é avaliar o tecido mamário e identificar nódulos e/ou outros tipos de lesão.

Indicações

A ultrassonografia é solicitada, de modo geral, após suspeita de alterações ao exame físico de palpação. Ela é fundamental para avaliar certas alterações mamárias, portanto está indicada quando:

Ela também pode ser utilizada para guiar outros procedimentos, como biópsias.

Como é feito o exame

A ultrassonografia de mamas é um exame de baixa complexidade, mas que deve ser realizado por profissional capacitado. É semelhante à ultrassonografia suprapúbica (externa). O médico desliza o transdutor reto (essa é a diferença entre as técnicas) no gel aplicado sobre as mamas e acompanha as imagens no monitor.

O exame dura cerca de 30 minutos.

O profissional que realizará o exame orienta a mulher a ficar deitada em posição dorsal, ou seja, com a barriga voltada para cima, e permanecer com as mãos para trás da cabeça durante o exame. Quando a mulher estiver preparada, ele aplica o gel nas mamas e dá início ao procedimento.

Não é necessário nenhum tipo de preparação para o exame nem de cuidados especiais posteriores. Os resultados são fornecidos à paciente no final do procedimento.

Resultados

O exame pode identificar:

É importante lembrar que a ultrassonografia não substitui a mamografia, exame com alta sensibilidade para detecção de alterações mamárias.

Compartilhar

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Acesse o nosso último post Pólipos endometriais: conheça os sintomas
Pré-agende sua consulta agora! Clique aqui