Menu

Consulta pré-concepcional

por Dr. Luíz Flávio Cordeiro

Consulta pré-concepcional

A gravidez é um processo complexo que deve ser acompanhado por um médico especializado para que o bebê se desenvolva de maneira saudável e o parto não ofereça riscos à mãe e à criança.

Esse acompanhamento é chamado pré-natal e deve ter início antes da concepção, na consulta pré-concepcional, pois há fatores femininos e masculinos que podem interferir no desenvolvimento da gestação, sendo necessárias uma avaliação e a realização de ações de cuidados especiais.

O conjunto dessa avaliação e das ações voltadas ao período anterior à concepção é chamado cuidado pré-concepcional, que abrange ações com a finalidade de melhorar a saúde do casal e reduzir ou eliminar fatores que possam provocar problemas, tanto na mãe como no bebê.

Cuidados pré-concepcionais

Os cuidados pré-concepcionais são abrangentes e almejam o desenvolvimento de uma gestação sem intercorrências graves.

Esses cuidados incluem:

A consulta pré-concepcional possibilita ao médico conhecer o casal de forma global, ampla, e propor ações que melhorem as chances de concepção e de uma gestação bem-sucedida. Por se tratar de um processo complexo, problemas podem acontecer, mas com o acompanhamento médico as chances de intercorrências graves são menores. Há condições que podem ser tratadas antes do início da gravidez.

No entanto, os cuidados pré-concepcionais ainda são pouco realizados em virtude não apenas da falta de informação como também das gestações não planejadas. O planejamento familiar tem sido incentivado e feito por um número crescente de casais, mas ainda é necessário melhorar. Planejar o nascimento de um filho é fundamental para a saúde e equilíbrio da família, uma vez que ocorre uma mudança significativa na vida do casal. Além disso, reduz a morbimortalidade materna e infantil.

Como é feita a consulta pré-concepcional

A consulta pré-concepcional é uma consulta comum, mas com um objetivo específico. O médico faz uma entrevista detalhada com a mulher ou com o casal para avaliar quais ações devem ser implementadas para inicialmente melhorar a saúde do casal e preparar ambos os parceiros para a gestação. Isso abrange aspectos físicos e psicossociais.

Nessa consulta, dependendo do histórico do casal, o médico pode solicitar exames específicos, como:

Caso seja detectada alguma alteração, a investigação deve ser ampliada. Essa investigação é individualizada conforme as condições do casal.

Na consulta pré-concepcional, o médico esclarece todas as dúvidas da paciente e a orienta sobre todas as etapas da gravidez e as alterações que ocorrem, como:

O médico também explica as possibilidades de realização do parto, que varia de acordo com diversos fatores.

A gestação promove mudanças profundas no cotidiano do casal, portanto a preparação é essencial. A consulta pré-concepcional oferece informações importantes para que o casal esteja preparado para os desafios e vivencie a gestação de uma forma saudável.

Compartilhar

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Acesse o nosso último post Pólipos endometriais: conheça os sintomas
Pré-agende sua consulta agora! Clique aqui