Menu

Ooforoplastia

por Dr. Luíz Flávio Cordeiro

Ooforoplastia

Ooforoplastia é o procedimento cirúrgico realizado para remover parcialmente o ovário, seja seu parênquima, sejam cistos, situações que estejam afetando a mulher e devam ser tratadas de forma conservadora, preservando o ovário. Trata-se de um procedimento de grande importância, pois permite o manejo de afecções ovarianas, permitindo a manutenção de sua função reprodutiva e hormonal.

A ooforoplastia difere-se da ooforectomia, que é a remoção total de um ou dos dois ovários, indicada em casos mais graves, levando-se em consideração as características e idade da paciente.

A avaliação individual da mulher é fundamental para a orientação do tratamento, pois cada caso tem suas particularidades.

Indicações da ooforoplastia

A ooforoplastia é indicada quando há presença de lesão em um ou nos dois ovários que precisa ser extraída, mas com características benignas, permitindo a manutenção do órgão, reduzindo repercussões futuras.

Essas lesões podem ter diferentes naturezas e devem ser investigadas de forma detalhada para indicação do melhor tratamento. Nem sempre é necessária a intervenção cirúrgica.

A principal indicação cirúrgica é a abordagem de afecções ovarianas com características benignas.

Os ovários são órgãos extremamente dinâmicos e essa particularidade deve ser considerada na indicação dos procedimentos, uma vez que, em algumas situações, a observação é permitida, prescindindo de uma intervenção cirúrgica. Tratamentos conservadores exigem uma grande cumplicidade e uma excelente interação médico-paciente.

Exames prévios

A indicação da ooforoplastia depende do diagnóstico. Para investigar as condições ovarianas da mulher, precisamos conhecer seu histórico e os sintomas que apresenta. A consulta é o momento ideal para isso. Com base nessas informações, podemos solicitar exames específicos:

O procedimento

A ooforoplastia é preferencialmente realizada por laparoscopia, cirurgia endoscópica minimamente invasiva, uma vez que esta técnica permite a realização do procedimento indicado, com inúmeros benefícios, relacionados à sua menor invasão, com menor dor no pós-operatório, sendo, pois, necessário um menor período de internação hospitalar, menor tempo de recuperação com uma retomada mais rápida às atividades habituais.

Na laparoscopia, por pequenas incisões abdominais, de no máximo 1 cm, são introduzidos o laparoscópio, ótica com microcâmera que permite a visualização das estruturas abdominais em alta resolução, e outros instrumentos específicos para a realização da cirurgia.

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica avançada realizada sob anestesia geral que permite diversos tipos de intervenções sem grandes agressões ao corpo, com menores incisões, menor tempo de internação hospitalar e retomada mais rápido das atividades habituais.

Compartilhar

26
Deixe um comentário

12 Comentar tópicos
14 Respostas do Tópico
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
12 Autores de comentários
  Se inscrever  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Flávia da Silva

Olá! Fiz uma ooforoplastia pelo método laparotomia a dois meses e ainda sinto dor no ovário. Gostaria de saber se é normal e quanto tempo demora a cicatrização do ovário.

Dr. Luiz Flávio

Olá Flávia. A cirurgia realizada por laparotomia tem uma maior tempo de recuperação, por isso sempre estimulamos os médicos a aprenderem as técnicas minimamente invasivas. O tempo de recuperação varia de acordo com o procedimento realizado e a dor provavelmente é da mobilização necessária para realizar a cirurgia por essa técnica e não necessariamente do ovário.

Rayane Gonçalves

Ola fiz a cirurgia um pouco mais de um mês!praticamente uma cesariana ainda sinto dores! E qual anticoncepcional indicado para quem fez este procedimento?

Dr. Luiz Flávio

Rayane,

Para a escolha do melhor anticoncepcional, precisa-se saber o tipo e o motivo da cirurgia. Além disso, é fundamental se fazer um boa história clínica para pesquisar fatores de risco e contra-indicações a métodos hormonais. Com tudo isso em mãos pode-se definir individualmente qual o melhor anticoncepcional para você.

Maria

Olá,fiz uma ooforoplastia a quase 1 mês atrás,gostaria de saber quanto tempo sem relação sexual é indicado?

Dr. Luiz Flávio

Maria, espero que tenha gostado da leitura.

O tempo de abstinência sexual depende do tipo de cirurgia realizada e de como está sendo sua recuperação. Cirurgia minimamente invasiva normalmente exige tempos menores de recuperação, por exemplo, boa parte das vezes, após 2 semanas a paciente já está apta a retomar todas as suas atividades, inclusive sua vida sexual.

Monica

Tenho uma cirurgia marcada pra mas que vem no papel está escrito ooforoplastia e ooforectomia vai precisar tirar os ovários e será corte?
O médico não me disse

Dr. Luiz Flávio

Mônica, tudo bem?
A decisão sobre a retirada do ovário depende de alguns fatores como idade e característica da doença que indicou o procedimento. Assim apenas seu médico consegue responder sua pergunta, pois foi quem fez sua avaliação. Ooforectomia significa retirada de todo o ovário, enquanto que ooforoplastia, apenas de parte dele, por exemplo, retirada de um cisto. Espero ter te ajudado.

Monica

Sim ajudou sim obg.

Monica

Tô com medo de fazer essa cirurgia,e simples mas estou preocupada nervosa até
Corro risco de alguma coisa?

Daniele

Oi doutor, fiz uma ooforoplastia com corte (parece uma cesárea) há dois meses, eu tomo pílula anticoncepcional regularmente e não parei de tomar e não esqueci de tomar nenhum dia, porém meu ciclo menstrual está errado, estou menstruando duas vezes por mês e estou sentindo crises de ansiedade muito fortes desde a cirurgia,acho que pode estar relacionado com a cirurgia pois não tenho motivos no momento pra me sentir assim. O senhor que acha que pode ser devido a cirurgia devido a uma influência hormonal? Pois meu ciclo não está correto.. Fico muito grata se puder me responder.

Daniele

oii doutor,fiz um ooforoplastia há 3 meses e não parei de tomar o anticoncepcional nem antes e nem depois da cirurgia, no entanto, notei que meu ciclo menstrual desregulou um pouco, será possível que a ooforoplastia tenha cortado o efeito do anticoncepcional ? Meu médico não disse nada a respeito, apenas me orientou a continuar tomando a pílula normalmente.

Josiane

Bom dia doutor fiz uma ooforoplastia unilateral por laparotomia exploradora,tenho dúvidas sobre,devo tomar algum antibiótico?qual o tempo necessário de resguardo para voltar a ter relação sexual?o senhor pode me ajudar?

Josiane

Tenho 21 dias de operada

bia reis

Qauis são os fio de sutura e as agulhas corretas para cada plano anatômico de síntese em uma ooforoplastia esquerda.

Ariana Lima

Olá!
Há quase 3 meses fiz uma ooforoplastia lapatomia para a retirada de um cisto dermoide no ovario direito, estava sem sentir nenhuma dor, e neste mes quando veio a menstruação comecei a sentir dor do lado direito no canto da cirurgia, isso é normal? Não doi quando ando ou subo escadas, mas se eu apalpar doi, não é no corte, mas como se fosse no colar que foi cortado por dentro. E devido a essa pandemia não tive o meu retorno ainda. Confesso que fique preocupada com essa dorzinha. Desde já agradeço a atenção.

Dr. Luiz Flávio

Olá, Ariana!

Para dizer se é normal ou não, é necessário uma visita ao médico e um exame físico para atestar que está tudo dentro da normalidade.

Forte abraço!

Helaine dos santos m alves

Eu fiz a cirurgia de video laparoscopia, na minha guia de alta ta escrito que houve retirada dos cisto dos ovários.Passou 3 meses do pos operatório desconfiei que poderia esta gestante, que alegria que fiquei, após o bhcg deu negativo fui na minha medica ela passou. Uma transvaginal veio a decepção não eatava gestante porem com miomas.ate então já estava ciente de tudo que poderia acontecer! Mais o que esta me intrigando é que meus ovarios não apareceu! Ha possibilidade com a ressecaçao dos cistos meus ovários ter sido retirado???

Dr. Luiz Flávio

Olá, querida, Helaine!

A não visualização dos ovários no exame de ultrassonografia, não significa que eles não estejam presentes. Alguns fatores podem causar alterações nos exames, como por exemplo, presença de gases no momento do exame que impeça ou dificulte a visualização dos ovários.

O indicado é repetir o exame.

Forte abraço!

Vivian Jorge

Oi já vai fazer 2 anos que retirei um ovario e gostaria de saber como que fica o ovario esquerdo após a retirada dele pela ultrassom

Acesse o nosso último post Cardiotocografia: o que é e como é realizada
Pré-agende sua consulta agora! Clique aqui