por Dr. Luíz Flávio Cordeiro
Ooforoplastia é o procedimento cirúrgico realizado para remover parcialmente o ovário, seja seu parênquima, sejam cistos, situações que estejam afetando a mulher e devam ser tratadas de forma conservadora, preservando o ovário. Trata-se de um procedimento de grande importância, pois permite o manejo de afecções ovarianas, permitindo a manutenção de sua função reprodutiva e hormonal.
A ooforoplastia difere-se da ooforectomia, que é a remoção total de um ou dos dois ovários, indicada em casos mais graves, levando-se em consideração as características e idade da paciente.
A avaliação individual da mulher é fundamental para a orientação do tratamento, pois cada caso tem suas particularidades.
A ooforoplastia é indicada quando há presença de lesão em um ou nos dois ovários que precisa ser extraída, mas com características benignas, permitindo a manutenção do órgão, reduzindo repercussões futuras.
Essas lesões podem ter diferentes naturezas e devem ser investigadas de forma detalhada para indicação do melhor tratamento. Nem sempre é necessária a intervenção cirúrgica.
A principal indicação cirúrgica é a abordagem de afecções ovarianas com características benignas.
Os ovários são órgãos extremamente dinâmicos e essa particularidade deve ser considerada na indicação dos procedimentos, uma vez que, em algumas situações, a observação é permitida, prescindindo de uma intervenção cirúrgica. Tratamentos conservadores exigem uma grande cumplicidade e uma excelente interação médico-paciente.
A indicação da ooforoplastia depende do diagnóstico. Para investigar as condições ovarianas da mulher, precisamos conhecer seu histórico e os sintomas que apresenta. A consulta é o momento ideal para isso. Com base nessas informações, podemos solicitar exames específicos:
A ooforoplastia é preferencialmente realizada por laparoscopia, cirurgia endoscópica minimamente invasiva, uma vez que esta técnica permite a realização do procedimento indicado, com inúmeros benefícios, relacionados à sua menor invasão, com menor dor no pós-operatório, sendo, pois, necessário um menor período de internação hospitalar, menor tempo de recuperação com uma retomada mais rápida às atividades habituais.
Na laparoscopia, por pequenas incisões abdominais, de no máximo 1 cm, são introduzidos o laparoscópio, ótica com microcâmera que permite a visualização das estruturas abdominais em alta resolução, e outros instrumentos específicos para a realização da cirurgia.
A laparoscopia é uma técnica cirúrgica avançada realizada sob anestesia geral que permite diversos tipos de intervenções sem grandes agressões ao corpo, com menores incisões, menor tempo de internação hospitalar e retomada mais rápido das atividades habituais.
Olá! Fiz uma ooforoplastia pelo método laparotomia a dois meses e ainda sinto dor no ovário. Gostaria de saber se é normal e quanto tempo demora a cicatrização do ovário.
Olá Flávia. A cirurgia realizada por laparotomia tem uma maior tempo de recuperação, por isso sempre estimulamos os médicos a aprenderem as técnicas minimamente invasivas. O tempo de recuperação varia de acordo com o procedimento realizado e a dor provavelmente é da mobilização necessária para realizar a cirurgia por essa técnica e não necessariamente do ovário.
Ola fiz a cirurgia um pouco mais de um mês!praticamente uma cesariana ainda sinto dores! E qual anticoncepcional indicado para quem fez este procedimento?
Rayane,
Para a escolha do melhor anticoncepcional, precisa-se saber o tipo e o motivo da cirurgia. Além disso, é fundamental se fazer um boa história clínica para pesquisar fatores de risco e contra-indicações a métodos hormonais. Com tudo isso em mãos pode-se definir individualmente qual o melhor anticoncepcional para você.
Olá,fiz uma ooforoplastia a quase 1 mês atrás,gostaria de saber quanto tempo sem relação sexual é indicado?
Maria, espero que tenha gostado da leitura.
O tempo de abstinência sexual depende do tipo de cirurgia realizada e de como está sendo sua recuperação. Cirurgia minimamente invasiva normalmente exige tempos menores de recuperação, por exemplo, boa parte das vezes, após 2 semanas a paciente já está apta a retomar todas as suas atividades, inclusive sua vida sexual.
Tenho uma cirurgia marcada pra mas que vem no papel está escrito ooforoplastia e ooforectomia vai precisar tirar os ovários e será corte?
O médico não me disse
Mônica, tudo bem?
A decisão sobre a retirada do ovário depende de alguns fatores como idade e característica da doença que indicou o procedimento. Assim apenas seu médico consegue responder sua pergunta, pois foi quem fez sua avaliação. Ooforectomia significa retirada de todo o ovário, enquanto que ooforoplastia, apenas de parte dele, por exemplo, retirada de um cisto. Espero ter te ajudado.
Sim ajudou sim obg.
Que bom que ajudou! ☺️
Tô com medo de fazer essa cirurgia,e simples mas estou preocupada nervosa até
Corro risco de alguma coisa?
Sim Mônica, o medo é completamente normal.
Todos nós sentimos medo em situações como estas.
Os riscos são os mesmos de qualquer cirurgia…
O mais importante é você confiar no profissional e na equipe que irá realizar a operação.
Fique bem! Forte abraço!
Oi doutor, fiz uma ooforoplastia com corte (parece uma cesárea) há dois meses, eu tomo pílula anticoncepcional regularmente e não parei de tomar e não esqueci de tomar nenhum dia, porém meu ciclo menstrual está errado, estou menstruando duas vezes por mês e estou sentindo crises de ansiedade muito fortes desde a cirurgia,acho que pode estar relacionado com a cirurgia pois não tenho motivos no momento pra me sentir assim. O senhor que acha que pode ser devido a cirurgia devido a uma influência hormonal? Pois meu ciclo não está correto.. Fico muito grata se puder me responder.
oii doutor,fiz um ooforoplastia há 3 meses e não parei de tomar o anticoncepcional nem antes e nem depois da cirurgia, no entanto, notei que meu ciclo menstrual desregulou um pouco, será possível que a ooforoplastia tenha cortado o efeito do anticoncepcional ? Meu médico não disse nada a respeito, apenas me orientou a continuar tomando a pílula normalmente.
Olá Daniele, tudo bem?!
Toda a cirugia é extremamente delicada, mas quando falamos da Ooforoplastia, é ainda mais delicada!
Uma avaliação deve ser feita para sabermos o tamanho do acometimento/comprometimento dos ovários foi feito na cirurgia.
Assim como uma avaliação hormonal também pode ser indicada se os sintomas da irregularidade do ciclo menstrual persistirem.
Acho adequado você passar em consulta com o médico que lhe fez a cirurgia, pois somente ele sabe de todos os detalhes da cirugia e de suas possíveis decorrências.
Espero que fique bem!
Forte abraço!
Bom dia doutor fiz uma ooforoplastia unilateral por laparotomia exploradora,tenho dúvidas sobre,devo tomar algum antibiótico?qual o tempo necessário de resguardo para voltar a ter relação sexual?o senhor pode me ajudar?
Olá Josiane, minha querida, tudo bem?!
Todas as cirurgias devem ser encaradas de forma muito especial e individual. Por isso, indico que siga rigorosamente as indicações e prescrições do médicos que lhe fez a cirurgia, pois somente ele sabe de todos os detalhes ocorridos nela.
Espero que fique bem!
Muito obrigado por sua mensagem.
Tenho 21 dias de operada
Qauis são os fio de sutura e as agulhas corretas para cada plano anatômico de síntese em uma ooforoplastia esquerda.
Olá Beatriz, tudo bem?!
Na ooforoplastia não é consensual que seja necessário suturar o ovário, mesmo que normalmente seja feito, não é errado não fazer.
Quando ocorre a sutura, fazemos com uma agulha cilíndrica com fio monofilamentar, tipo caprofil, por exemplo.
Muito obrigado por sua pergunta.
Forte abraço! Dr. Luiz Flávio
Olá!
Há quase 3 meses fiz uma ooforoplastia lapatomia para a retirada de um cisto dermoide no ovario direito, estava sem sentir nenhuma dor, e neste mes quando veio a menstruação comecei a sentir dor do lado direito no canto da cirurgia, isso é normal? Não doi quando ando ou subo escadas, mas se eu apalpar doi, não é no corte, mas como se fosse no colar que foi cortado por dentro. E devido a essa pandemia não tive o meu retorno ainda. Confesso que fique preocupada com essa dorzinha. Desde já agradeço a atenção.
Olá, Ariana!
Para dizer se é normal ou não, é necessário uma visita ao médico e um exame físico para atestar que está tudo dentro da normalidade.
Forte abraço!
Eu fiz a cirurgia de video laparoscopia, na minha guia de alta ta escrito que houve retirada dos cisto dos ovários.Passou 3 meses do pos operatório desconfiei que poderia esta gestante, que alegria que fiquei, após o bhcg deu negativo fui na minha medica ela passou. Uma transvaginal veio a decepção não eatava gestante porem com miomas.ate então já estava ciente de tudo que poderia acontecer! Mais o que esta me intrigando é que meus ovarios não apareceu! Ha possibilidade com a ressecaçao dos cistos meus ovários ter sido retirado???
Olá, querida, Helaine!
A não visualização dos ovários no exame de ultrassonografia, não significa que eles não estejam presentes. Alguns fatores podem causar alterações nos exames, como por exemplo, presença de gases no momento do exame que impeça ou dificulte a visualização dos ovários.
O indicado é repetir o exame.
Forte abraço!
Oi já vai fazer 2 anos que retirei um ovario e gostaria de saber como que fica o ovario esquerdo após a retirada dele pela ultrassom
Olá minha querida Vivian!
Por favor, você pode reformular sua pergunta, pois eu não entendi muito bem o que você quis dizer.
Muito obrigado!
Forte Abraço!
Olá boa tarde tenho uma pergunta se poder me me ajudar agradeço muito? Pois bem a exatos 17 dias fiz uma ooforoplastia, tinha um diagnóstico de teratoma maduro, hoje está com três dias que estou menstruada e o meu sangramento está diferente tipo qualhado alguns pedaços, gostaria de saber se isso é normal após o procedimento? Detalhe meu siclo menstrual sempre foi certíssimo.
Olá Mayara,
Alguns sintomas são comuns após a realização da laparoscopia, como desconforto no local da incisão, inchaço abdominal, dor no ombro ou costas e sensação de cansaço. No entanto, quando há dor intensa, sangramento anormal, febre, calafrios, náusea ou vômitos, é importante procurar auxílio médico.
Atenciosamente,
Olá, Boa Noite Dr!
Minha passou por uma cirurgia ooforoplastia direita, porém vai fazer 2 meses que a menstruação dela não vem.
É normal isso acontecer?
(Foi retirado um cisto no ovário e foi preservado o ovário dela.)
Obrigado!
Olá Andressa,
Recomendo que marque uma consulta com especialista para avaliar o caso.
Atenciosamente,
Olá! Fiz uma ooforoplastia há 6 dias por laparotomia para remoção de um cisto no ovário direito. Estou sangramento de escape e pequenos coágulos de sangue ( não estou no meu período menstrual), é normal?
Olá Emilia,
Pode ocorrer sim algum tipo de sangramento vaginal, decorrente da variação dos níveis hormonais após a cirurgia de ooforectomia.
Atenciosamente,
Fiz uma ooforoplastia, mas no método laparatomia.
Teratomas bilaterais. Eu posso usar cinta? Ou não posso apertar?
Ainda estou sentindo um pouco de desconforto.
Fiz já fazem 17 dias
Olá Julia,
O pós-operatório requer um período de repouso que varia de acordo com a técnica utilizada.
Caso após esse período recomendado pelo seu médico, você esteja sentindo desconforto, recomendo que marque uma nova consulta com o especialista para que ele possa te avaliar.
Atenciosamente,
Minha menstruação no mês de novembro estava prevista para o dia 23/11, tive relação desprotegida dia 9/11. Nunca atrasa e sempre vem muito fluxo. No dia 22/11 veio muito pouco e no dia 23/11 fiz uma cirurgia para retirada de um teratoma no ovário por laparoscopia e o ovário foi preservado. O médico disse que eu ficaria sangrando por até 10 dias, e não deu pra saber o que era sangue menstrual ou da cirurgia. Eu fiquei cismada mesmo assim e dia 15/12 fiz 2 testes de farmácia e os dois deram negativo. Minha menstruação era pra ter vindo dia… Ler mais »
Olá Luisa,
Os sangramentos realmente podem ocorrer alguns dias após a cirurgia, porém de qualquer forma recomendo que procure o especialista para que ele possa avaliar.
Atenciosamente,