Dr. Luiz Flávio | WhatsApp
Menu
Endometriose e acupuntura: existe benefício

Endometriose e acupuntura: existe benefício

Dr. Luiz Flávio

A relação entre endometriose e acupuntura pode ser muito benéfica para mulheres que sofrem com essa doença. As dores pélvicas, que se intensificam durante o período menstrual, podem atingir um nível incapacitante e prejudicar o desempenho da portadora em suas atividades habituais.

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que vem ganhando evidente espaço como método terapêutico alternativo. A prática é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem auxiliado no tratamento de diferentes doenças, inclusive a endometriose.

A técnica é caracterizada pela inserção de agulhas na pele, com o efeito de estimular pontos específicos que ajudam na regulação das funções orgânicas. A princípio, a acupuntura foi notada por sua eficácia na intervenção terapêutica de dores musculoesqueléticas. Entretanto, o uso crescente desse método mostrou que suas aplicações também podem beneficiar outras condições cínicas.

A acupuntura faz parte da medicina holística e integra um conjunto de terapias alternativas que compreendem o paciente em sua totalidade. Com essa visão, acredita-se que o tratamento não deve ser unicamente direcionado à doença física, mas precisa integrar as dimensões física, mental, emocional e espiritual.

Esse tipo de terapia, apesar de ser reconhecido como especialidade médica, ainda levanta debates. Alguns estudiosos da medicina sugerem o efeito placebo como fator predominante na eficiência da técnica. 

De fato, os mecanismos de ação da acupuntura ainda não são totalmente compreendidos. No entanto, pesquisas básicas já realizadas afirmam que o método tem bases fisiológicas, as quais incluem a liberação de substâncias opioides no sistema nervoso central e periférico, garantindo o efeito de analgesia.

Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens da combinação entre tratamento de endometriose e acupuntura!

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica de gravidade variável que acomete entre 5 e 15% das mulheres na fase reprodutiva. Trata-se de uma condição que desencadeia processos inflamatórios cíclicos, isto é, durante o período menstrual o quadro tende a se agravar devido à ação hormonal. 

O endométrio é o tecido que reveste a cavidade uterina, portanto a camada mais interna do órgão. Nos casos de endometriose, ocorre o crescimento desse tecido fora do útero. Os implantes de células endometriais são localizados principalmente na região pélvica, afetando peritônio, ovários, tubas uterinas, ligamentos uterossacros, região retrocervical, bexiga, intestino, entre outros. 

O mecanismo da menstruação retrógrada é a principal teoria elaborada para explicar a causa da endometriose. Segundo esse conceito, o sangramento menstrual, resultante da descamação do endométrio, refluiria para o interior da cavidade abdominopélvica. Associado a outras alterações imunológicas e genéticas, o tecido fragmentado se implanta em outros órgãos, ocasionando a inflamação.

A endometriose é classificada de acordo com seu nível de gravidade e com a localidade das lesões. Em termos de comprometimento dos órgãos e intensidade dos sintomas, a doença é definida como mínima, leve, moderada e grave. Já em relação ao aspecto morfológico e à profundidade das aderências, temos a seguinte classificação:

  • endometriose peritoneal superficial: quadro com implantes de no máximo 5mm de profundidade e que acomete o peritônio — membrana que recobre os órgãos pélvicos e abdominais;
  • endometriose ovariana: também chamada de endometrioma, essa forma da doença se desenvolve quando o tecido endometrial ectópico se implanta nos ovários, levando à formação de cistos;
  • endometriose infiltrativa profunda: tipo mais severo da doença, com implantes profundos e que podem causar aderências (fibrose) em vários órgãos, de modo a alterar sua anatomia e função.

Cada mulher experimenta os sintomas da endometriose em diferente intensidade — algumas são até assintomáticas. Essa diversidade clínica caracteriza a necessidade de individualização da abordagem terapêutica. Contudo, as principais queixas clínicas incluem:

  • dor pélvica crônica;
  • dor durante o ato sexual (dispareunia); 
  • cólicas menstruais (dismenorreia); 
  • infertilidade;
  • dificuldades urinárias e intestinais cíclicas, como dor para urinar e evacuar, sangue na urina, sangramento retal, micção frequente, diarreia ou constipação. 

Endometriose e acupuntura: quais os benefícios da técnica no controle da doença?

Na medicina chinesa, a dor representa a estagnação da circulação sanguínea, o que pode decorrer, concomitantemente, de causas fisiológicas e emocionais — considerando que as terapias holísticas observam o paciente como uma junção de todas as suas dimensões. 

Por esse prisma, entende-se que, na endometriose, o sangue não eliminado e estagnado na região pélvica é o problema físico que, somado à frustração e ao incômodo experimentados pela paciente, potencializa as dores e afeta sua qualidade de vida de forma generalizada. 

Nas sessões de acupuntura, a inserção das agulhas promove a estimulação de nervos de pequeno diâmetro, presentes na pele e nos tecidos subjacentes, estímulos esses que ascendem à medula espinhal. 

Em resposta, os neurônios do tronco cerebral e do hipotálamo são acionados e liberam substâncias opioides e outros peptídeos, gerando efeito analgésico e anti-inflamatório. Além disso, ocorre a ação moduladora sobre o sistema neuroendócrino e as emoções. 

Esse mecanismo fisiológico é especialmente interessante no apoio ao tratamento da endometriose, uma vez que as manifestações de dor configuram a principal queixa das pacientes com essa doença. 

Vale explicar que a acupuntura é eficaz para complementar a intervenção terapêutica nos casos de endometriose a fim de aliviar os sintomas, mas não substitui o tratamento cirúrgico quando este é necessário. 

Em síntese, na relação entre endometriose e acupuntura, os benefícios da técnica incluem alívio da dor, redução do processo inflamatório, diminuição das massas pélvicas e melhora integral na qualidade de vida da paciente, considerando o impacto físico e emocional da doença. 

Saiba mais sobre o que é endometriose e suas formas de tratamento. Obtenha informações completas a respeito dessa doença no nosso texto institucional.

4.1 8 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Acesse o nosso último post Tubas uterinas: qual sua função?
Pré-agende sua consulta agora! Clique aqui