A importância do acolhimento em ginecologia

O acolhimento em ginecologia é um dos pilares da prática, tendo grandes benefícios para as pacientes. Afinal, uma consulta médica não se restringe às técnicas diagnósticas e terapêuticas. Apesar de elas serem essenciais, boa parte do sucesso clínico está na escuta atenta e empática das queixas, da história de vida e do contexto social/familiar.

Isso será a base para uma relação médico-paciente com confiança. Assim, haverá mais abertura para que você se sinta confortável para abordar assuntos difíceis com o seu médico. Quer saber mais sobre o acolhimento em ginecologia? Acompanhe!

O que é acolhimento em ginecologia?

No Dicionário, “acolher” têm vários significados e ambos se aplicam perfeitamente a uma consulta ginecológica de excelência.

Oferecer ou obter refúgio

O médico abordará as suas questões sem demonstrar nenhum juízo de valor que possa causar constrangimento ou sofrimento. Além disso, demonstrará empatia com todas as situações que você traz para a consulta. Com isso, você sentirá que esse será o espaço para você se abrir a respeito da sua vida sexual, reprodutiva e ginecológica.

Oferecer proteção

A proteção se desdobra em uma entrevista clínica e um exame físico completo. Um ginecologista capacitado fará todas as perguntas essenciais para identificar as condições mais frequentes e graves que acometem as mulheres. Junto a isso, ele buscará informações sobre:

História reprodutiva e obstétrica: gestações e partos prévios, tentativas de engravidar e a sua percepção/expectativa da própria fertilidade. Um bom acolhimento faz com que as pacientes sejam capazes de abordar assuntos dolorosos, como abortamentos;
Histórico de condições crônicas ou agudas: em ginecologia, atendemos muitos casos de doenças sexualmente transmissíveis, que, devido ao tabu social, podem trazer constrangimento na hora de relatar ao médico;
História social e familiar: dificuldades financeiras, problemas conjugais, falta de suporte familiar e outros fatores podem influenciar o seu acompanhamento ginecológico.

Além disso, a ginecologia apresenta a especificidade de ser uma área muito voltada para a prevenção. Com isso, a receptividade e a empatia do médico serão essenciais para a mulher:

Sentir-se confortável em planejar sua vida reprodutiva com uso dos métodos anticoncepcionais mais adequados para seus objetivos e para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
Sentir-se menos desconfortável com exames mais íntimos e incômodos, mas importantíssimo para a prevenção e diagnóstico de doenças potencialmente graves, como o câncer de mama e de colo de útero.

Oferecer conforto físico

Por fim, o conforto físico significa indicar métodos diagnósticos e terapêuticos com maior respaldo científico. É o que chamamos de medicina baseada em evidência. Entretanto, o acolhimento não se restringe a isso, mas à escuta atenta e imparcial da sua percepção em relação a cada conduta.

Abrigar e amparar

Você terá o espaço que merece durante todo o processo de acompanhamento ginecológico. Cada vez mais, buscamos compartilhar a decisão com a paciente. Serão dadas as principais informações sobre todas as condutas possíveis com seus riscos e suas vantagens.

Nesse sentido, o papel do médico não é julgar a paciente ou ordenar uma conduta, mas oferecer um aconselhamento técnico com base nas especificidades do seu caso. A decisão será feita em conjunto após você estar munida com boas informações.

O acolhimento ginecológico na prática

Partindo desses pressupostos, objetivamos acolher a paciente em sua integralidade biopsicossocial. Em outras palavras, a saúde será vista nas interações entre o organismo físico, a complexidade da mente e os acontecimentos da vida. A seguir, vamos explicar como o conceito é aplicado em uma doença muito prevalente nas consultas ginecológicas.

A endometriose é uma das condições ginecológicas mais frequentes nas mulheres, atingindo cerca de 15% delas, especialmente durante a idade reprodutiva. Ela se caracteriza pela implantação persistente de células endometriais (que revestem a cavidade uterina) em outros órgãos, como as trompas, os ovários e o intestino. Com isso, ocorre um processo inflamatório, cujos principais sintomas são:

Dor pélvica crônica de intensidade leve a grave. Ela dura, pelo menos, 6 meses e não está relacionada ao período menstrual;
Dismenorreia, que é a dor intensa e anormal durante os dias de menstruação. Assim, muitas mulheres acometidas procuram o pronto socorro devido ao sofrimento incapacitante;
Infertilidade, que pode demorar a ser notada pela paciente e retardar o diagnóstico. Cerca de 30% a 50% das mulheres com essa queixa são diagnosticadas com endometriose.

Cuidado integrado da saúde física e mental

Por isso, muitas mulheres chegam aos consultórios ginecológicos com o bem-estar e a saúde mental comprometida. Por exemplo, as dores crônicas ou recorrentes alteram a dinâmica cerebral, fazendo com que as pacientes desenvolvam sintomas ansiosos e depressivos.

Valorização do seu relato

Há também uma maior sensibilização aos estímulos dolorosos, fazendo com que elas se incapacitem progressivamente. Ademais, o diagnóstico da endometriose pode ser difícil para médicos menos experientes ou especializados. As pacientes podem relatar que ninguém acredita no que elas dizem ou acham que elas estão exagerando. Em um bom acolhimento, valorizamos tudo o que você diz.

Empatia com o seu sofrimento e contexto

Na infertilidade, há casos em que as pacientes se culpam bastante por não conseguirem ter filhos ou uma gestação bem-sucedida. Pode haver relatos de problemas conjugais e divórcios. Um bom acolhimento permite que a paciente se sinta mais confortável para falar da vida sexual, que ainda é um tabu social, e da sua história de vida.

Diálogo atento

Como dissemos, um dos grandes fatores de sucesso na identificação de doenças é o médico realizar uma entrevista bem detalhada com você. O ginecologista abordará esses e outros temas com suavidade e empatia. Ao compreender os impactos sociais e psíquicos do seu processo de adoecimento, a fala dele pode apaziguar sentimentos negativos e pensamentos distorcidos.

Com um bom acolhimento em ginecologia, o profissional poderá abordar sua saúde de forma integral, indo além do diagnóstico e do tratamento das doenças. A consulta será um espaço para que você se abra e tire todas as suas dúvidas. Associado a isso, haverá uma investigação completa e atenta para que você seja e se sinta cuidada da melhor forma.

Ficou interessada em saber mais sobre a endometriose e o seu seguimento em um consultório ginecológico? Confira nosso postsobre o tema!