Dr. Luiz Flávio
A decisão de ter um filho não é simples. Além do desejo, muitos fatores devem ser considerados, relacionados tanto à saúde física quanto à psicossocial, antes mesmo de a gravidez acontecer. É preciso especialmente que a mãe esteja preparada, física e emocionalmente. Para isso, a consulta pré-concepcional se torna importante.
As mudanças e transformações que uma gestação carrega consigo e as alterações na vida cotidiana da mulher ou do casal já são intensas: mudanças hormonais e psicológicas, alterações físicas e no cotidiano, demandas financeiras e estruturais.
Muitas vezes, além das intensas transformações que o próprio processo traz, mulheres e casais se deparam com o aparecimento de doenças ou a complicação de doenças preexistentes que dificultam ou até mesmo impedem a gestação.
Nesse sentido, planejar um filho é fundamental para que um acontecimento tão significativo como esse seja o mais tranquilo e saudável possível. O planejamento da gravidez atua de forma preventiva, identificando necessidades físicas e psicossociais, propondo tratamentos e soluções a elas.
O planejamento é importantíssimo para a prevenção e diminuição da morbimortalidade maternofetal.
Leia o texto e saiba mais sobre a consulta pré-concepcional e como ela pode te ajudar no momento de planejar um filho.
A preparação para a maternidade não deve ser feita pelo casal de forma isolada. O acompanhamento médico é uma ferramenta de grande valor nesse momento especial. O médico atua como orientador, investiga problemas de saúde preexistentes no casal que possam prejudicar tanto a saúde da mãe quanto o bom andamento da gravidez e previne outras doenças que possam surgir.
Cada vez mais a consulta pré-concepcional tem desempenhado um papel fundamental na prevenção de transtornos, como gravidez de risco, anomalias fetais e doenças materno-fetais.
Ela é determinante para assegurar a qualidade da gestação e da saúde da mulher em idade reprodutiva no geral, porque permite obter informações que possibilitam a correção de doenças ou condições de saúde preexistentes, incentivando atitudes mais saudáveis por parte do casal, para a maternidade.
A consulta pré-concepcional pode ser solicitada ao seu ginecologista, tanto de forma específica, quanto nas consultas de rotina. O procedimento envolve tanto uma conversa aprofundada sobre as mudanças que a mulher vive na gestação, no parto e no pós-parto, como a investigação por meio de exames clínicos e laboratoriais, sobre o histórico médico, individual e familiar.
Todos os dados são analisados de forma conjunta, entre o médico e o casal, e com base nessa análise são tomadas, também de forma conjunta, as decisões a respeito de mudanças de hábitos de saúde e tratamentos de doenças preexistentes.
Os exames durante o planejamento da gestação são clínicos e laboratoriais. Na própria consulta, o médico mede o IMC, que é o índice de massa corpórea (relação entre peso e altura), pressão arterial e exame clínico geral.
As mulheres passam por especial investigação durante a consulta pré-concepcional. A gestação exige delas estrutura física e psicológica. Por isso, a investigação é mais detalhada. Nesse sentido, pede-se o exame ginecológico completo, ou seja, papanicolaou, ultrassonografias transvaginal e pélvica suprapúbica e abdome total, e mamografia, quando indicado.
Além desses, outros exames complementares podem ser solicitados, como hemograma completo. Conjuntamente com o pedido de exames, deve ser oferecida a imunização pré-concepcional às mulheres consideradas de risco.
Com os resultados dos exames em mãos, é possível para o casal e o médico planejarem tratamentos para doenças preexistentes e, consequentemente, a própria gestação.
É importante que uma dieta apropriada seja adotada pela mulher em período pré-gestacional e normalmente aconselha-se a suplementação com ácido fólico, para diminuir as chances de malformação fetal.
Embora a consulta pré-concepcional seja importante, sua busca ainda é muito pequena. A verdade é que muitas mulheres e casais desconhecem que esse tipo de acompanhamento médico é uma possibilidade e pode evitar muitos problemas.
Doenças e condições como hipertensão, doenças da tireoide, diabetes mellitus, distúrbios de coagulação, entre outras, podem ser detectadas e tratadas.
A consulta pré-concepcional também é uma ferramenta de fortalecimento emocional da mulher e do casal que deseja ter filhos, já que é um espaço em que se podem tirar dúvidas e compreender os processos relacionados, aumentando a segurança e a confiança em uma gestação tranquila e saudável.
Após a consulta pré-concepcional e subsequente análise dos exames, o casal é encaminhado para os tratamentos das doenças preexistentes e vacinação, se houver necessidade.
Após isso, é possível dar início à tentativa de concepção e, posteriormente, ao acompanhamento pré-natal. Nos casos em que há infertilidade, o casal pode ser encaminhado para as técnicas de reprodução assistida.
Veja mais informações sobre essa consulta.