Dispareunia pode ser sintoma de endometriose?

A endometriose é uma condição complexa, com manifestações distintas em cada portadora. Dentre os possíveis sintomas dessa doença estão a dismenorreia — as conhecidas cólicas menstruais — a dor pélvica e a dispareunia. O tipo de sintoma pode estar relacionado à localização das lesões endometrióticas.

Considerada uma doença crônica e inflamatória, a endometriose tem como característica principal a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. O endométrio é a mucosa que reveste o útero internamente, local onde o embrião se implanta na gestação.

De forma cíclica, os hormônios preparam o corpo da mulher para uma possível gravidez. Os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) estimulam os ovários para que um óvulo amadureça e seja liberado. O estrogênio provoca a proliferação das células endometriais para deixar o tecido com maior espessura, enquanto a progesterona garante a receptividade uterina. Na ausência da fecundação, o endométrio descama e resulta na menstruação.

Na endometriose, a partir da ação estrogênica, o tecido endometrial cresce dentro e fora do útero. Os implantes são principalmente encontrados em locais como peritônio pélvico, ovários, tubas uterinas, região retrocervical, bexiga e intestino. Assim, a proliferação das células endometriais e o sangramento provocam respostas inflamatórias nesses órgãos, desencadeando os sintomas, incluindo a dispareunia.

Acompanhe, a seguir, o que é dispareunia e entenda por que a endometriose provoca esse sintoma!

O que é dispareunia?

Dispareunia é a dor que a mulher sente durante a relação sexual. Muitas mulheres podem conviver com essa dor sem saber que se trata de um indício de doenças mais sérias, como a endometriose.

Há dois tipos de dispareunia: superficial e profunda. A primeira é caracterizada pela dor na entrada da vagina, no momento da penetração, e pode ser sintoma de alguma afecção genital inferior, como a vaginite atrófica ou lesões vulvares.

A dispareunia de profundidade é a dor sentida mais ao fundo da vagina, próximo ao útero. Pode estar relacionada a doenças do trato reprodutivo superior, incluindo endometriose, miomas, adenomiose e outras.

Essa dor fica mais intensa com o movimento peniano, tornando o sexo uma experiência desagradável. Assim, a dispareunia pode prejudicar a vida sexual da portadora de endometriose, uma vez que o medo de sentir dor tende a diminuir a libido e a disposição da mulher — inclusive, repercutindo nas relações afetivas, devido aos possíveis conflitos com o parceiro.

Qual é a relação entre dispareunia e endometriose?

A dispareunia e os outros sintomas de endometriose são provocados por fatores como a liberação de substâncias inflamatórias e a formação de aderências que comprometem a anatomia e a função dos órgãos lesionados. Tais sintomas são mais fortes no período pré-menstrual e nos dias de menstruação.

A endometriose causa dispareunia de profundidade principalmente quando o tecido endometriótico está localizado nos ligamentos uterossacros, no fundo de saco posterior e no septo retovaginal. Quando as lesões são profundas e dolorosas, não somente o ato sexual é dificultado, mas também o exame ginecológico.

Em consequência da dispareunia — bem como das outras manifestações e repercussões negativas na qualidade de vida — a mulher pode desenvolver sintomas ansiosos e depressivos. Portanto, trata-se de uma doença que, se não for devidamente diagnosticada e tratada, tem impactos biopsicossociais, ou seja, pode afetar o bem-estar físico, psicológico e social da portadora.

Quais são os outros sintomas de endometriose?

Os sintomas de endometriose se manifestam de forma e intensidade diferentes em cada mulher. A sintomatologia nem sempre está relacionada ao tipo da doença, que é classificada em:

• endometriose peritoneal superficial — quando as lesões acometem o peritônio pélvico sem infiltrações profundas;
  • endometriose ovariana ou endometrioma — condição em que o tecido endometrial se implanta nos ovários, formando cistos;
  • endometriose profunda — tipo mais grave da doença, marcado por lesões que se aprofundam nos órgãos, resultando em aderências cicatriciais e distorção anatômica.

De modo geral, as portadoras de endometriose se queixam dos seguintes sintomas:

• dismenorreia (cólicas intensas);
  • dispareunia de profundidade;
  • dor pélvica em qualquer período do mês;
  • alterações nas funções urinárias e intestinais durante o período menstrual;
  • dificuldade para engravidar naturalmente.

Quando procurar um médico?

É fundamental procurar um médico diante dos sintomas de endometriose, pois o tratamento correto restaura o bem-estar da mulher. Por exemplo, o controle medicamentoso da dor ou a remoção cirúrgica dos implantes que provocam dispareunia ajudam na melhora da prática sexual e do relacionamento conjugal da portadora — o que é um aspecto importante na qualidade de vida geral.

O tratamento é definido a partir da ultrassonografia especializada para endometriose, que permite o mapeamento das lesões, considerando também a profundidade das lesões, a presença de aderências e o comprometimento funcional dos órgãos. Os casos mais graves são tratados com técnicas de cirurgia minimamente invasiva — videolaparoscopia ou cirurgia robótica assistida.

Os casos mais simples, com lesões superficiais e sintomas leves, podem ser controlados com medicamentos hormonais, como anticoncepcionais orais combinados, dispositivo intrauterino à base de progesterona (DIU Mirena), dente outras opções. No entanto, esse tipo de tratamento apenas atenua os sintomas, como a dispareunia e os demais, mas não elimina o tecido endometriótico.

Quer conhecer outros aspectos dessa doença? Leia também nosso texto institucional com informações completas sobre endometriose!