Dr. Luiz Flávio | WhatsApp
Menu
DIU mirena engorda?

DIU mirena engorda?

Dr. Luiz Flávio

Métodos contraceptivos são importantes para o planejamento familiar. Atualmente, existem diversas opções, mas algumas delas requerem avaliação médica, como pílulas anticoncepcionais e o DIU (dispositivo intrauterino).

A indicação é feita para cada paciente de forma individualizada. Cada mulher apresenta características particulares que devem ser consideradas.

O DIU é um método que vem sendo cada vez mais indicado e utilizado em virtude de sua praticidade e, principalmente, alta taxa de sucesso, que atinge 99% se colocado corretamente.

Ele não oferece, entretanto, proteção contra doenças transmitidas por via sexual. Mulheres ativas sexualmente, sobretudo as que têm mais de um parceiro, devem considerar utilizá-lo associado à camisinha.

Existem dois tipos de DIU: de cobre e o Mirena (hormonal).

O DIU mirena tem outras indicações além da contracepção, como para o tratamento de menorragia primária (sangramento menstrual excessivo sem causa orgânica) e evitar o espessamento do endométrio durante a terapia hormonal estrogênica.

Neste texto, vou falar especificamente sobre o DIU mirena. Continue a leitura se quer saber mais sobre esse método contraceptivo.

O que é DIU?

DIU significa “dispositivo intrauterino” e se refere a um método contraceptivo feminino. O DIU é um dispositivo feito em forma de T que é posicionado no útero para impedir a gravidez.

Ele pode ser de cobre ou hormonal. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens, embora a eficácia seja similar, mas o mirena tem sido indicado na grande maioria dos casos devido a sua ação hormonal que oferece benefícios à mulher.

O DIU mirena (ou SIU: sistema intrauterino, um endoceptivo) pode permanecer por até cinco anos dentro do útero da mulher liberando hormônios para impedir a gravidez.

DIU de cobre e DIU mirena: quais as diferenças?

Existem diferenças bastante expressivas entre os dois tipos de DIU.

DIU de cobre

O DIU de cobre é um contraceptivo que provoca alterações no sistema reprodutor feminino para impedir a gravidez.

Ocorrem alterações no endométrio mediante a liberação de íons no útero, desencadeando um processo inflamatório que tem ação espermicida e torna o endométrio hostil à implantação embrionária.

O DIU de cobre é um dispositivo em forma de T revestido com esse metal, que libera íons com a finalidade de transformar o ambiente uterino em um local hostil aos gametas masculinos e evitar a gravidez.

DIU mirena

O DIU mirena também é fabricado em forma de T para se ajustar melhor ao formato do útero.

A parte branca vertical contém o medicamento, semelhante a um dos hormônios produzidos no corpo da mulher.

Esse hormônio é liberado de modo constante e em pequenas quantidades.

A ação do mirena controla o espessamento da camada de revestimento do útero para que não ocorra a gravidez, reduz a motilidade dos gametas masculinos dentro do útero da mulher e provoca o espessamento do muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides.

A bula do Diu mirena mostra que as chances de gravidez com o uso do DIU mirena são de 0,2% no primeiro ano.

Vantagens e desvantagens do DIU mirena

Assim como muitos outros métodos contraceptivos, o uso do DIU mirena traz vantagens e desvantagens às mulheres que optam por sua utilização.

As principais vantagens do DIU mirena são:

  • Altos índices de sucesso para evitar a gravidez: acima de 99%;
  • Redução ou suspensão da menstruação;
  • Longo período de proteção: 5 anos;
  • A mulher pode engravidar logo após retirá-lo;
  • Controle dos efeitos fisiológicos da fase de transição após o período de menopausa.

A principal desvantagem de se utilizar o DIU mirena:

  • Sangramento vaginal irregular (eventual).

Algumas possíveis ocorrências raras são:

Indicações e contraindicações do DIU Mirena

O DIU mirena é indicado para mulheres com idade superior a 14 anos que sejam sexualmente ativas, já tenham menstruado, mas que não apresentem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças inflamatórias da pelve.

Mulheres que já têm filhos e buscam praticidade, que sejam portadoras de endometriose ou que estejam em período de pós-menopausa com indicação de terapia hormonal têm indicação para utilizar esse método contraceptivo.

O DIU mirena é contraindicado nas seguintes situações:

  • Doença inflamatória pélvica (DIP);
  • Anormalidades na anatomia uterina;
  • Infecções ginecológicas ativas;
  • Gravidez presente ou suspeita de gravidez, uma vez que mulheres grávidas não podem usar o DIU, pois há chances de o dispositivo causar aborto;
  • Presença de câncer uterino;
  • Presença de sangramento ginecológico ainda não esclarecido.

Existem outras contraindicações. Sempre consulte a bula do medicamento antes de fazer uso.

Taxa de sucesso e o que pode fazê-lo falhar

O DIU mirena possui 99,8% de eficácia. Ou seja, sua taxa de sucesso é grande.

Alterações da musculatura uterina podem modificar a posição da haste, mas sua eficácia não será afetada.

Se estiver fazendo uso de outro medicamento, mesmo que não exija prescrição médica, consulte um médico para avaliar se pode prejudicar a eficácia do DIU.

DIU Mirena e o ganho de peso

Assim como programas de terapia hormonal, existem diversos fatos e mitos sobre a ação do DIU mirena no corpo das mulheres.

O DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, podendo provocar pequeno ganho de peso.

No entanto, se houver uma manutenção de rotina saudável, com alimentação adequada e prática de atividades físicas constantes, é facilmente possível manter o peso mesmo fazendo uso do DIU mirena.

Assim que o DIU é retirado a mulher retoma sua fertilidade e já pode tentar engravidar, sem a necessidade de esperar por qualquer tipo de prazo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais mulheres tenham acesso a essas informações.

4.2 128 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
24 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Tatiana
3 anos atrás

Esclareceu muitas dúvidas!

Editor
3 anos atrás
Reply to  Tatiana

Que bom que gostou do conteúdo!

Nos acompanhe.

Obrigado!

Fernanda Veloso
3 anos atrás

Infelizmente tenho experiência com o Diu Mirena e ele engorda e muito e retém muito líquido no organismo. Engordei 7 Kg em 3 meses, mantinha atividade física e alimentação equilibrada. Ainda permaneço com ele, porém quero retira lo. Me sinto gigante e triste com a mudança do meu corpo, minha pele e meu cabelo super oleosos, outro problema que nunca tive antes de usar o Diu.

Editor
3 anos atrás

Olá Fernanda,

O DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, podendo provocar pequeno ganho de peso. O importânte é manter uma rotina saúdavel e alimentação equilibrada.

Atenciosamente,

Cinthia Mendes
2 anos atrás

Boa noite, tirei meu Diu mirena hoje, estou aliviada, coloquei e engordei 9kilos em 8 meses de uso, pernas inchadas desanimada, cólicas e seios dolorido.
Ninguém fala dos efeitos colaterais, faço musculação caminho 5 k por dia , alimentação boa Diu é um veneno.

Marina Oliveira Franca
2 anos atrás

Nossa estou passando pela mesma situação. Coloquei a 2 anos. Engordei 10kg e não importa o que eu faça, dieta, academia, jejum, não consigo mais perder peso, o que antes pra mim nunca foi um problema 😞

Tatiane Miranda
2 anos atrás

Estou a 3 meses com o Mirena e aconteceu igual comigo! Ja marquei para tira. Parece que dormi e acordei outra pessoa!!

Débora Bergamini
1 ano atrás

Eu tenho o mesmo problema. Estou com ele há cerca de um ano e não vejo a hora de tirar. Ganhei 10 kg e isso está me deixando arrasada.

Ana
3 anos atrás

Eu adquiri um cisto no ovário e engordei 12 quilos em um ano, mesmo malhando e melhorando a alimentação

Editor
3 anos atrás
Reply to  Ana

Olá Ana,

O cisto no ovário pode provocar o aumento do volume abdominal, dando a sensação de ganho de peso. E também as alterações hormonais causadas pelo cisto podem influenciar no ganho de peso.

Atenciosamente,

Valéria Heller
3 anos atrás

Muito útil, obrigada!!

3 anos atrás

Eu utilizo a uns 10 anos, engordei 17 kg no total, faço caminhada de 5km a 7km diariamente, não tomo refrigerantes, nem como frituras e mudei muito minha rotina alimentícia. Porém não consigo eliminar esses kg a mais. Não pretendo retirar pois tinha muito sangramento, cólicas e uma tpm horrível (fora a tranquilidade de não engravidar) ; então entre a desvantagem da obesidade e as vantagens prefiro mantê-lo.

Editor
3 anos atrás

Olá Natália,

Como o DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, pode sim provocar pequeno ganho de peso.

É importante manter uma rotina saudável.

Atenciosamente,

Vanessa
3 anos atrás

Coloquei o DIU mirena há 1 ano e meio… ganhei 20kg, não consigo perder. Coloquei para tratar adenomiose, para a doença resolveu, mas a baixa estima é complicado.

Editor
2 anos atrás
Reply to  Vanessa

Olá Vanessa,

Realmente o DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, podendo provocar pequeno ganho de peso.

Atenciosamente,

Diva freitas
2 anos atrás

Ola tambem cheguei a conclusao de que o mirena engorda e muito por isso ligo que ca a proxima consulta irei tira lo.

Editor
1 mês atrás
Reply to  Diva freitas

Diva, muitas mulheres relatam ganho de peso ao usar o Mirena, mas esse efeito pode variar de pessoa para pessoa. Se você acredita que o Mirena está contribuindo para o ganho de peso e já tomou a decisão de removê-lo, converse com seu médico na próxima consulta. Ele poderá discutir outras opções contraceptivas que possam se adequar melhor às suas necessidades.

Ludovina de Sousa
2 anos atrás

Boa noite Dr Luiz falo apartir de Portugal consegui esclarecer as minhas dúvidas quanto ao Diu que cá não falam da verdade do Mirena já engordei quase 30 kg em quase 5 anos estou desesperada.

Editor
2 anos atrás

Olá Ludovina,

O DIU mirena age no perfil hormonal da mulher, podendo provocar ganho de peso. O importante é manter uma rotina saudável e alimentação equilibrada.

Atenciosamente,

Adriana
2 anos atrás

Recentemente retirei meu DIU Mirena, e percebei que durante o tempo em que estive com ele no meu corpo notei que fui ganhando peso, e sinceramente foi muito. Entendo que cada organizo reage de uma forma, sempre fui uma pessoa magra então percebi que havia ganhado muito peso rapidamente após o DIU Mirena, tem pouquíssimo tempo que eu retirei ele, e já senti pequena mudança. Não desejo colocar ele novamente, confesso que ele foi ótimo até virar a segunda página, refiro-me ao ganho de peso. Sou uma pessoa de rotina intensa, minha alimentação é saudável e então não havia motivo… Ler mais »

Fabiana
2 anos atrás

Minha experiência com o Diu foi que coloquei faz 6 meses e já engordei 6kg , mesmo fazendo atividade física e controle da alimentação me sinto mais indisposta, com retenção de líquido e não parei de menstruar . Enfim , na data de hoje fui retirar o Diu, quero meu corpo e minha vida de volta .

Erica
2 anos atrás

Engordei 10 kilos, foi muito rapido todo mes engordava um kilo, fora a dor na relações, a medica falou que algumas mulheres sente outras não,( então optei por tirar) o lado positivo é que tinha o fluxo forte, ė com ele tava descendo bem pouco,

Editor
5 meses atrás
Reply to  Erica

Olá Erica,

Fico feliz que você esteja se sentindo melhor agora. É importante sempre conversar com seu médico para entender as melhores opções e gerenciar sua saúde.

Atenciosamente.

Herminia
1 ano atrás

Boa tarde acredito no que as pessoas estao dizendo, afinal cada pessoa é única, mas eu decidi dar meu parecer pq pode ser que ajude alguém. Eu estava com 48 anos qd decidi colocar o Mirena devido a um forte sangramento que eu estava tendo, qd meu médico descobriu um mioma. Eu usei o Diu Mirena por 5 anos, neste ano eu retiro, para mim ele foi excelente eu
engordei sim, mas apenas 3 kg o que para mim diante dos beneficios dele foi insignificante. No meu conceito é um exvelente Diu e só me fez bem.p

Acesse o nosso último post Endometriose e endométrio: qual a relação?
Pré-agende sua consulta agora! Clique aqui