Dr. Luiz Flávio
O endometrioma é um tipo de cisto ovariano benigno de crescimento lento e sem muito potencial para invadir outros órgãos. Ele é formado por tecido endometrial ectópico, localizado dentro dos ovários. Por esse motivo, é considerado uma forma de endometriose e responde aos estímulos hormonais que o fazem crescer durante o período menstrual.
Tem como principal característica o acúmulo delíquido dentro da lesão, de cor amarronzada, como o chocolate. No ultrassom, podem ser identificados justamente por essa característica.
Apesar de benignos, eles podem causar sintomas muito incômodos, inclusiveinfertilidade. Por isso, precisam ser tratados adequadamente por um médico especialista.
Quer saber mais? Acompanhe!
Como explicamos, eles são cistos cheios de conteúdo líquido formado por sangue envelhecido, que dá o aspecto amarronzado,cor de chocolate. Ele pode ser encontrado em um ou ambos os ovários. Além disso, pode ocorrer a formação de mais de um no mesmo ovário.
O diâmetro deles é variado. Algumas vezes, eles não causam nenhum sintoma na mulher e são encontrados quando ela se submete a um ultrassom por outro motivo.
Ao contrário do que geralmente associamos, neste caso o tamanho do cisto não afeta necessariamente a gravidade ou a presença dos sintomas, mas uma interação entre fatores hormonais e a sensibilidade à dor.
Ainda não há uma conclusão definitiva da causa da endometriose ou endometriomas, mas a principal teoria é a da menstruação retrógada, de que fragmentos do endométrio refluem pelas tubas uterinas e se implantam em locais próximos, incluindo os ovários. Normalmente os ovários se aderem à parte posterior do útero e a descamação dos focos de endometriose rechaçam o parênquima ovariano, formando um cisto.
Tudo começa com uma consulta ginecológica bem conduzida por meio de uma anamnesemédica atenciosa e um exame físico completo. Assim, o médico poderá ouvir informações detalhadas sobre a queixa das pacientes, compreender o histórico de doenças prévias e familiares, identificar alterações físicas, entre outros pontos.
Então, ele buscará interpretar os achados e elaborar uma hipótese diagnóstica. Quanto mais experiente e especializado em endometriose ele for, maiores as chances de uma conduta correta. Caso ele suspeite do endometrioma, o próximo passo será a realização de uma ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal:ultrassonografia especializada para endometriose.
Devemos sempre nos atentar para a associação do endometrioma com sintomas álgicos exuberantes, pois são marcadores de endometriose profunda em outras localizações, que devem ser minuciosamente investigadas.
Há cerca de 10 a 15 anos, o tratamento padrão para o endometrioma era a laparotomia, uma técnica cirúrgica que consiste em fazer um corte do abdômen à pelve, afastar os órgãos da região e expor o ovário. No entanto, é um procedimento que apresentava muitas complicações por ser mais invasivo.
Atualmente, quando há necessidade de remoção, o procedimento é realizado por videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva, mas que ainda pode oferecer riscos para a reserva ovariana, principalmente quando não é executada por um cirurgião com experiência nesse tipo de cirurgia.
No entanto, em muitos casos os endometriomas podem ser apenas periodicamente observados. A cirurgia é particularmente indicada nas seguintes situações:
Na videolaparoscopia, o laparoscópio, um aparelho ótico com uma câmera incorporada, einstrumentos cirúrgicos delicados são introduzidos por pequenas incisões. O procedimento é transmitido em tempo real, para um monitor, possibilitando o acompanhamento e a observação de detalhes pelo especialista.
Embora as chances de comprometer a reserva ovariana e, consequentemente, a fertilidade feminina, sejam menores, isso ainda pode acontecer. A alternativa, nesse caso, é o congelamento dos óvulos, previamente à cirurgia, para a preservação da fertilidade.
Como visto, um tratamento médico de excelência deve levar em consideração tanto a melhor e mais atualizada terapêutica quanto os objetivos da paciente. Para isso, a experiência do especialista (ginecologista) é essencial,garantindo um melhor prognóstico e o bem-estar da mulher.
Quer saber mais sobre a endometriose, diagnóstico e tratamento? Confira nosso post sobre o assunto!