Endometriose e gestação de alto risco

A intensidade dos sintomas da endometriose varia de paciente para paciente. Entre eles, as dores pélvicas e as cólicas menstruais podem atingir níveis incapacitantes, que prejudicam a qualidade de vida de milhares de mulheres. Os desafios da endometriose estão presentes não apenas no dia a dia, mas também em uma possível gestação.

A gravidez é um período único na vida da mulher, onde ela vivencia diversas alterações físicas, emocionais e sociais. A endometriose é capaz de provocar complicações durante a gestação e o parto do bebê, por isso, é classificada como uma gestação de alto risco, necessitando um acompanhamento mais próximo.

Nesse artigo, vamos discutir a relação entre a endometriose e a gestação de alto risco. Boa leitura!

O que é gestação de alto risco?

Gestação de alto risco são situações que envolvem a saúde da mulher e/ou do feto provocando um aumento na probabilidade de complicações antes, durante ou após o parto. Elas também aumentam o risco de doença da mãe ou do bebê.

Por isso, as gestações de alto risco precisam de uma vigilância maior e cuidados especiais até o nascimento do bebê. Entre os principais fatores que podem causar uma gestação de alto risco, estão:

• doença existentes antes da gravidez;
  • doenças adquiridas durante a gestação;
  • complicações em gestações anteriores;
  • características físicas da gestante (como idade e peso)
  • presença de anormalidades estruturais nos órgãos reprodutivos (como útero unicorno, bicorno e didelfo);
  • exposição a agentes prejudiciais ao feto (como radiação, agentes químicos, drogas e infecções) e;
  • hábitos da gestante (como fumo e álcool).

A realização do pré-natal durante toda a gestação é a melhor maneira para identificar uma gestação de alto risco. Os resultados da anamnese (entrevista médica), exame físico e exames gineco-obstétricos são utilizados para apontar os fatores de risco.

A partir da identificação dos fatores de maior risco apresentados pela gestante, o médico pode definir como será o acompanhamento durante a gravidez, de acordo com a necessidade e a gravidade de cada caso.

Uma gestação pode receber essa classificação a qualquer momento, inclusive, durante o trabalho de parto. A cada consulta a gestante é reavaliada.

A endometriose pode caracterizar uma gestação de alto risco?

A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero, podendo atingir a região peritoneal, tubas uterinas, ovários, intestino, entre outras.

Por não estarem no seu local habitual, eles formam implantes nos órgãos atingidos, que respondem à ação de hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual provocando uma reação inflamatória. Como consequência, lesões e aderências (que podem até provocar alterações na anatomia do órgão) se manifestam nas áreas atingidas. Esses problemas podem aumentar o risco de complicações quando a mulher engravida.

Durante a gestação, a endometriose pode aumentar o risco de gravidez ectópica (fora do útero) e de aborto espontâneo. Em ambas as situações, a gestação passa a ser inviável. Ela também está relacionada à maior incidência de partos prematuros, pré-eclâmpsia e cesarianas, por isso, é classificada como uma gestação de alto risco.

De uma forma geral, a endometriose é uma doença que deve ser monitorada durante toda a gestação. Vale lembrar que a maior incidência de risco não significa certeza de complicações. Com alguns cuidados, a mulher pode ter uma gestação tranquila.

Quais cuidados a gestante com endometriose deve tomar durante esse período?

O pré-natal é importante para todas as gestantes, principalmente, para as mulheres com endometriose. O acompanhamento médico durante a gestação visa antecipar e evitar complicações que podem afetar a saúde da mãe e do bebê.

Durante o seu pré-natal, a paciente com endometriose deve receber mais atenção da equipe de saúde. Em geral, esse acompanhamento mais rigoroso significa um número maior de consultas, em comparação com gestantes que não apresentam fatores de risco.

Ter uma alimentação equilibrada (evitando alimentos que aumentem os sintomas da endometriose), praticar atividades físicas para afastar o sedentarismo, evitar ingerir bebidas alcoólicas e abandonar o tabaco são cuidados importantes para todas as gestantes, principalmente, nos casos de alto risco.

Por fim, não podemos nos esquecer do aspecto emocional da gestante. Passar por uma gestação de alto risco pode provocar ansiedade e estresse, fatores que podem desencadear outras complicações.

Alguns fatores de risco podem ser identificados antes da concepção, como a endometriose. A presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina causa diversas complicações e, durante a gestação, pode aumentar o risco de partos prematuros, pré-eclâmpsia e cesarianas. Devido a essas problemas, a gestante deve receber um acompanhamento mais próximo do seu obstetra durante o pré-natal.

A endometriose atinge milhares de mulheres, no entanto, o estigma que ronda a doença ainda precisa ser superado. Para combatê-lo precisamos de informação. Confira na nossa página institucional mais detalhes sobre a endometriose e se informe!