Endometriose: veja a classificação da doença

A cada dia, a medicina avança para um acompanhamento mais individualizado das pacientes. Assim, quanto mais sabemos sobre as características e diferenças, podemos indicar métodos diagnósticos e terapêuticos mais eficazes de forma personalizada.

Uma ferramenta muito importante para isso é a classificação da doença em grupos, de acordo com a localização, a evolução e o prognóstico. Ficou interessada? Acompanhe este post!

Classificação da endometriose

Classificar a endometriose , portanto, é essencial para que possamos individualizar o tratamento. Afinal, em cada forma, há condutas mais específicas e precisas. A seguir, apresentaremos uma classificação de mais fácil compreensão para as pacientes. Ela é relativamente simples de se entender, pois considera a localização e profundidade da lesão. Apesar disso, tem um impacto importante no acompanhamento da doença:

• Peritoneal superficial;
  • Profunda;
  • Ovariana (endometrioma).

Há outras classificações utilizadas rotineiramente, mas, atualmente, dependem do estadiamento cirúrgico. A seguir, vamos explicar as especificidades de cada tipo de endometriose.

Endometriose superficial peritoneal

Ocorre quando os implantes de endométrio se implantam no peritônio de forma superficial. Essa estrutura é um revestimento que recobre os órgãos do abdômen.

Prognóstico

Apesar de menos invasivas, ainda podem causar desde sintomas leves a intensos, nas mulheres acometidas. No entanto, apresentam boa resposta às diversas modalidades de tratamento.

Diagnóstico

São difíceis de diagnosticar, pois não são bem visualizadas nos exames de imagem, tanto a ultrassonografia para endometriose, quanto a ressonância magnética. Então, muitas vezes, o tratamento é empírico, isto é, baseado nos sinais e sintomas sem uma confirmação diagnóstica.

Tratamento

Geralmente, a terapia hormonal combinada e as pílulas de progesterona apresenta boa eficiência na resolução dos implantes superficiais. No entanto, diante da queixa de infertilidade, a cirurgia é o tratamento mais indicado, pois melhora o prognóstico da fertilidade natural da mulher, assim como ajudam no alívio dos sintomas.

Endometriose profunda

Os implantes de endométrio invadem e se aprofundam nas camadas de diversos órgãos e estruturas.

Prognóstico

Em geral, não há uma correlação confirmada do tipo de endometriose com a gravidade das complicações e a intensidade dos sintomas. No entanto, alguns estudos demonstram que as mais profundas estão ligadas a alterações estruturais mais intensas devido à fibrose e às aderências, causadas pelos recorrentes processos de inflamação e cicatrização das lesões.

Elas são mais difíceis de abordar nas cirurgias, aumentando o tempo de operação e os riscos de eventos adversos pós-cirúrgicos.

Com o avanço da doença, isso pode levar a uma distorção anatômica significativa, como:

• Obstrução do canal das trompas uterinas;
  • Alteração da forma da cavidade uterina;
  • Fibrose dos ligamentos dos ovários;
  • Acometimento intestinal;
  • Acometimento do trato urinário.

Diagnóstico

O primeiro passo diante da suspeita é a realização da ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal. Assim, é possível identificar as lesões profundas presentes em diversos órgãos, como as trompas, a bexiga e o intestino. Depois disso, de acordo com o resultado, o médico poderá orientar a melhor conduta para a paciente.

Tratamento

O tratamento é bastante desafiador, ainda mais diante de múltiplas lesões. Ele pode ser clínico ou cirúrgico. A escolha é individualizada de acordo com o local de acometimento e os objetivos da mulher.

Endometriose do ovário (endometrioma)

É uma das formas mais comuns e ocorre quando o implante endometrial se instala dentro do ovário. Normalmente é recoberto por uma pseudocápsula preenchida por um líquido amarronzado. Por isso, também é chamado de cisto de chocolate.

Prognóstico

Quando o tratamento é individualizado para as características e desejos de cada paciente, o prognóstico geralmente é positivo tanto para a resolução da dor quanto da infertilidade.

Diagnóstico

A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal é um método muito sensível e específico para os endometriomas. Por isso, pode ser utilizado para a confirmação diagnóstica.

A avaliação da reserva ovariana será essencial para o planejamento cirúrgico de mulheres que querem manter a fertilidade.

Tratamento

Até 4 a 5 centímetros de diâmetro, pode ser tratada clinicamente quando a principal queixa for a dor. A lesão deve ser retirada cirurgicamente nos seguintes casos:

• Tratamento da fertilidade natural;
  • Tamanho superior a 4 ou 5 centímetros, independentemente do objetivo. pois aumenta o risco de torção ovariana. Essa complicação pode levar à perda do órgão, a sangramentos e à infertilidade permanente.

A mulher poderá colher muitos benefícios ao acompanhar a condição com um ginecologista experiente em endometriose. Afinal, o tratamento deverá ser longitudinal com avaliações periódicas. Assim, a conduta será individualizada para o controle da sua condição específica e a retomada da qualidade de vida.

Precisa saber mais informações sobre o diagnóstico e o tratamento da endometriose ? Confira este outro post sobre o assunto!