Endometrite: como é feito o diagnóstico?

A ginecologia é a área da medicina que proporciona à mulher recursos para manter a saúde do seu aparelho reprodutor e mamas sempre em ordem, prevenindo e cuidando de doenças que, quando não tratadas, podem apresentar consequências graves, como a endometrite.

Apresentaremos neste texto uma visão geral da endometrite, mas detalharemos como é feito o seu diagnóstico. O tratamento da endometrite pode ser a solução da dificuldade reprodutiva de um casal.

Se você não conhece a endometrite, leia o texto porque é importante identificá-la ou suspeitar de sua presença.

Você sabe o que é endometrite?

A endometrite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do endométrio, camada interna do útero constituída por tecidos epiteliais, vasos sanguíneos e glândulas. É no endométrio que o embrião se fixa para que a gestação se desenvolva, por isso alterações podem comprometer a fertilidade.

Em cada ciclo menstrual, o endométrio fica mais espesso para se preparar para a gravidez. Nas mulheres com endometrite, o endométrio se mostra com uma inflamação por algum agente, principalmente infeccioso, embora nem sempre existam sintomas. A maioria das mulheres só procura ajuda médica se tiver dor ou dificuldade para engravidar.

A endometrite pode ser aguda ou crônica.

Na endometrite aguda, que é caracterizada por infecção, os organismos podem aparecer em razão de situações de abortamentos, infecção de parto ou retenção de fragmentos da placenta.

Na endometrite crônica, células plasmáticas são retiradas nas biópsias. Entre os organismos causadores mais comuns estão a clamídia e a gonorreia. A maioria desses agentes orgânicos é capaz de causar outros tipos de doença inflamatória pélvica crônica.

Sintomas e consequências da endometrite

Os sintomas mais comuns observados em mulheres com endometrite aguda são:

• dor durante ou após a relação sexual;
  • intensa sensibilidade em algumas áreas da pelve;
  • febre e calafrios.

Enquanto as pacientes com endometrite crônica normalmente são assintomáticas ou apresentam sangramento uterino irregular e corrimento vaginal anormal.

É sempre importante lembrar que as doenças apresentam fatores de risco. Os da endometrite são:

• parto ou aborto – que ocasionam naturalmente uma alteração no padrão do revestimento do útero, que pode ficar inflamado (vale lembrar que a cesariana oferece mais risco de inflamação que o parto vaginal);
  • DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) – microrganismos transmitidos durante a atividade sexual;
  • procedimentos pélvicos cirúrgicos.

A endometrite, se não tratada, pode gerar complicações:

• infertilidade;
  • infecção pélvica geral;
  • abscessos (pus) na pelve ou útero;
  • infecção sistêmica;
  • choque séptico/septicemia (infecção sanguínea séria).

O diagnóstico de endometrite também pode ser suspeitado quando o casal encontra dificuldades para engravidar, já que a doença pode provocar falhas de implantação.

Diagnóstico de endometrite

Para diagnosticar a endometrite, o médico primeiro faz uma anamnese e analisa os sintomas relatados. Em seguida, um exame ginecológico pode também fornecer informações importantes para o diagnóstico, principalmente da sua forma aguda. Isso direciona a investigação. Então são solicitados alguns exames.

Histeroscopia

A histeroscopia é um procedimento que analisa o canal cervical e a cavidade uterina. É o exame padrão para diagnosticar doenças e outras condições que acometem a cavidade uterina. O principal instrumento utilizado para sua realização é o histeroscópio, sistema ótico que transmite imagens para um monitor. A sua introdução é feita por via vaginal.

A histeroscopia pode ser indicada para detecção da endometrite, já que avalia toda a cavidade uterina, permitindo a visualização de alterações relacionadas a esta afecção e realização de biópsia que pode confirmar o diagnóstico.

Como tratar a endometrite?

O tratamento da endometrite geralmente é feito com antibióticos. No entanto, é fundamental a análise detalhada da doença para que as causas sejam determinadas e a melhor conduta terapêutica indicada.

Gostou deste post sobre endometrite? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe-o em suas redes sociais, dê sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Acesse o nosso último post O que é progesterona?