Dr. Luiz Flávio
A endometriose superficial é a implantação do endométrio na superfície de estruturas em outras regiões do corpo. As duas outras formas são a profunda e a ovariana, quando há presença de endometriomas, um tipo de cisto formado nos ovários.
Ao contrário do senso comum para outras doenças, a profundidade do implante não necessariamente está relacionada a uma maior intensidade dos sintomas. Dores intensas e a infertilidade podem ocorrer em todos os casos.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!
A endometriose é uma doença com manifestação clínica muito diversa, que nem sempre depende das características das lesões. Além disso, muitos dos sintomas são comuns aoutras condições ginecológicas, é o que chamamos de sintomatologia inespecífica.
O que isso significa? As queixas da paciente e as alterações no exame físico, em algumas situações, podem dizer muito pouco sobre a presença da doença e sobre o seu tipo. De forma geral, dizemos que é preciso que a paciente apresente um dos seis Ds para levantar a suspeita de endometriose:
Muitas pacientes podem fazer algumas associações incorretas entre os sintomas e as manifestações da doença, como:
No entanto, na prática clínica, vemos que pode haver lesões pequenas em pacientes com queixas intensas e infertilidade. Há também endometrioses extensas e profundas em pacientes oligossintomáticas.
Portanto, sempre que houver suspeita de qualquer uma das formas, será preciso realizar exames complementares. Isso traz um grande desafio para o médico, pois nem sempre os exames de imagem são capazes de diagnosticar as endometrioses superficiais, principalmente.
Na maioria dos casos, porém, não se justifica realizar um procedimento de maior porte, videolaparoscopia, apenas para diagnosticar a doença. Então, o médico poderá lançar mão dos exames de imagem. Os principais são os seguintes:
No entanto, como os implantes superficiais apresentam uma menor espessura, eles dificilmente são distinguíveis dos tecidos normais ou de outras lesões.
Atualmente, há um consenso de que não se realiza a laparoscopia com finalidade apenas diagnóstica na endometriose. O procedimento deve ser indicado quando o tratamento for executado, em situações como:
Portanto, a endometriose superficial é frequentemente tratada de forma empírica. Ou seja, após excluir outras doenças mais específicas relacionadas aos sintomas, o médico poderá tratar sem ter a confirmação desua suspeita.
Então, ele indicará os medicamentos utilizados no controle clínico e observará a resposta da paciente. Caso a resposta seja positiva, não será necessário realizar a cirurgia em um primeiro momento.
Qual o tratamento da endometriose superficial?
Comumente, dividimos o tratamento da endometriose em dois caminhos de acordo com o sintoma mais relevante e as expectativas da paciente.
Quando a mulher não quer ou não pode engravidar, o tratamento será feito quando houver dor que comprometa a qualidade de vida. Geralmente, inicia-se com a conduta clínica, que é a administração de medicamentos capazes de cortar o estímulo hormonal ao implante de endometriose.
Já a cirurgia está indicada nos casos de insucesso do controle farmacológico para alívio dos sintomas.
A reprodução assistida é um dos caminhos viáveis para o tratamento da infertilidade causada pela endometriose superficial. A fertilização in vitro pode preceder a cirurgia, que somente será feita se não houver sucesso após alguns ciclos.
No entanto, sabe-se que a cirurgia melhora significativamente as chances de sucesso de uma gestação nos casos de endometriose. Ela não traz apenas o retorno da fertilidade, mas aumenta as chances do sucesso de nascimentos bem-sucedidos.
Por isso, quando há relatos de insucesso da reprodução assistida, a cirurgia pode ser realizada como o primeiro passo do tratamento, ou mesmo se a paciente, por qualquer motivo, não quiser ser submetida à reprodução assistida. A cirurgia deve ser feita por laparoscopia, uma técnica minimamente invasiva.
Com isso, a endometriose superficial pode ser conduzida de forma individualizada para as queixas férteis e dolorosas da mulher.
Quer saber mais sobre a endometriose e sua condução em um consultório de ginecologia? Então, não deixe de ler este nosso outro post sobre o assunto!