O que é endometriose profunda?

A endometriose é uma doença crônica que pode apresentar diversas consequências para sua portadora. Em alguns casos assintomática, pode também manifestar sintomas intensos, como cólicas menstruais de grande intensidade, dor na relação sexual, dores crônicas, alterações intestinais e/ou urinárias cíclicas e infertilidade.

Muitas mulheres sabem pouco sobre a endometriose. Algumas delas, veem a doença como uma condição grave e sem a possibilidade de cura, mas não sabem como ela é classificada, suas repercussões e suas possibilidades de manejo.

Atualmente, existem grandes chances de cura e maiores ainda possibilidades de controle dos sintomas. O tratamento depende de cada caso e do planejamento de vida da mulher.

Você sabe dizer qual tipo de endometriose pode levar à infertilidade e como são feitas as diferentes classificações? Leia o texto e saiba mais sobre a doença.

O que é endometriose e quais são os tipos?

O tecido interno do útero é denominado de endométrio. Sua função é receber o embrião após a fecundação para que a gestação possa iniciar. Esse processo de implantação do embrião no endométrio é fundamental para o início da gestação.

Endometriose é quando um tecido semelhante a este endométrio se localiza fora do útero.

A classificação dos tipos de endometriose é feita de acordo com a região afetada e a profundidade das lesões, ressaltando que uma mulher, na grande maioria dos casos, apresenta diferentes tipos de lesão simultaneamente.

A endometriose profunda, que será tratada de forma mais detalhada adiante, é considerada o tipo mais grave de manifestação da doença.

A endometriose ovariana, que provoca lesões também conhecidas como endometriomas, provoca o surgimento de cistos na região ovariana, podendo ser em um único ovário ou bilateral.

Essas lesões podem afetar a fertilidade da mulher, consequência que pode ser grave em mulheres ainda jovens que desejam ter filhos. No entanto, a doença pode ser controlada e tratada. Há informações equivocadas sobre a doença que ajudam a aumentar o estigma enfrentado por suas portadoras.

A endometriose é uma doença complexa que requer diagnóstico correto e tratamento. Notando algum sintoma, procure auxílio médico, pois é possível tratá-la.

Na endometriose superficial, forma mais leve da doença, o tecido endometrial se aloja no peritônio de forma superficial (lesões com menos de 5 mm de profundidade). O peritônio é a membrana que protege a parede do abdômen.

Endometriose infiltrativa profunda

A endometriose é uma afecção de variada complexidade, atingindo alta dificuldade de manejo em determinados casos, o que pode trazer consequências ao cotidiano da mulher. Assim sendo, é importante consultar um médico se notar sintomas e conhecer as caraterísticas mais importantes da doença.

A endometriose profunda é definida pela infiltração do tecido endometrial no peritônio ou em outros órgãos da pelve ou do corpo. Em casos raros, pode atingir os pulmões, cérebro e até mesmo o pericárdio.

Essas infiltrações têm profundidade maior que 5 mm e se apresentam do modo multifocal, afetando com mais frequência a região retrocervical (ligamentos uterossacros e tórus uterino), vagina, intestino (reto, sigmoide, íleo e apêndice), bexiga e ureteres.

Classifica-se como endometriose profunda, portanto, a forma mais agressiva dos tipos de endometriose, em que a inflamação abrange uma área maior. Essa forma da doença é a mais associada ao impacto negativo na fertilidade e qualidade de vida feminina.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é importante para melhorar a qualidade de vida da mulher. Para fechar o diagnóstico, o médico faz diversas análises: avalia o histórico da paciente com uma anamnese bem estruturada, o que contempla a investigação de sintomas, realiza o exame físico no consultório e solicita exames específicos, como a ultrassonografia transvaginal para endometriose e a ressonância magnética.

Os sintomas mais comuns da endometriose são:

• Cólicas menstruais mais frequentes e intensas;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Dores abdominais crônicas;
  • Alterações intestinais e/ou urinárias cíclicas;
  • Infertilidade.

Tratamento e acompanhamento da mulher

O tratamento dessa enfermidade, portanto, dependerá do diagnóstico e dos achados da ultrassonografia especializada, que permite um planejamento terapêutico com alta precisão.

Se for o caso de cirurgia, o cirurgião deve planejar, antes da cirurgia, os procedimentos que deverão ser realizados durante a intervenção.

Dependendo do caso, a endometriose profunda pode ser controlada por meio de medicações hormonais.

Consequências da endometriose profunda

A endometriose profunda pode ser assintomática, causar intensos sintomas que afetam sobremaneira a qualidade de vida da paciente e também afetar órgãos, como ureteres, podendo levar até à perda da função renal.

Trata-se de uma doença crônica que deve ser acompanhada e tratada assim que for feito o diagnóstico.

No caso da endometriose profunda, o atraso no tratamento pode significar o comprometimento do órgão afetado. No caso do intestino, por exemplo, em situações avançadas de acometimento do intestino delgado, pode-se ocorrer obstrução intestinal.

Como citado anteriormente, se os órgãos prejudicados forem os ureteres, pode-se haver dilatação dos rins e perda de funções renais.

É necessário estar atenta aos sintomas e manter consultas regulares com o médico especializado a fim de evitar consequências mais sérias à saúde.

Para saber em detalhes sobre a doença, leia nosso texto a respeito da endometriose.

Acesse o nosso último post O que é progesterona?