Dr. Luiz Flávio
A ninfoplastia, também conhecida por labioplastia, é um procedimento cirúrgico íntimo realizado para corrigir a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais em algumas mulheres. Essa hipertrofia consiste no crescimento desproporcional da região dos pequenos lábios, causando uma assimetria que pode comprometer a saúde e autoestima da mulher.
A principal função dos pequenos lábios é proteger a entrada vaginal contra agentes infecciosos. Entretanto, há casos de mulheres que verificam um desenvolvimento na região que pode causar dores durante a relação sexual e levar ao aparecimento constante de infecções.
Esse crescimento costuma ocorrer com maior frequência quando a mulher atinge a puberdade, devido às alterações hormonais que ocorrem em seu corpo. Por isso, um número cada vez maior de mulheres tem recorrido à ninfoplastia.
Neste texto, vou explicar o que é a ninfoplastia e esclarecer quem pode fazer e como é realizado o procedimento.
A ninfoplastia ou labioplastia consiste em uma cirurgia íntima feminina que tem como função corrigir a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais. Nessa cirurgia, remove-se o excesso de pele da região, de modo a corrigir a assimetria causada pelo crescimento dos pequenos lábios.
A cirurgia de ninfoplastia é relativamente rápida, e as mulheres que a realizam costumam receber alta no dia seguinte.
Embora essa cirurgia tenha sido cada vez mais procurada por mulheres que visam melhorar a aparência de seu órgão genital. Seu ginecologista pode discutir os casos em que a cirurgia pode ser realizada. Antes de recorrer a esse procedimento, é importante analisar para quem ela é indicada.
A ninfoplastia é indicada para mulheres que têm a região dos pequenos lábios vaginais aumentada, de forma a provocar desconforto durante as relações sexuais, atividades físicas e desconforto social, como uso de biquíni.
A presença de mau cheiro na região genital também é um sinal de que a ninfoplastia pode ser uma opção, visto que o tamanho dos pequenos lábios dificulta a higienizarão do local.
Embora a ninfoplastia tenha sido procurada como procedimento estético, é importante ressaltar que não existe um padrão. O tamanho dos pequenos lábios varia de mulher para mulher e nem sempre a cirurgia é indicada.
Quando, no entanto, o excesso de tamanho causa incômodo ao vestir roupas mais apertadas, por exemplo, devido ao volume, pode-se considerar a ninfoplastia como forma de corrigir o problema.
O objetivo da cirurgia é reduzir o tamanho dos pequenos lábios da região vaginal, que são a parte interna que envolve o orifício da genitália feminina.
Antes de realizar a ninfoplastia, o cirurgião deve avaliar a região para verificar se o tamanho é realmente desproporcional e causa problemas, uma vez que não é recomendado retirar mais do que o necessário.
O procedimento costuma ter duração entre 40 minutos e uma hora. O cirurgião cortará a pele em excesso e realizará a reconstrução da região, de modo a não deixar cicatrizes aparentes, reconstituindo a área de forma a manter o aspecto natural da genitália feminina, textura e coloração.
Não há a necessidade de retirar os pontos, uma vez que a sutura da ninfoplastia é realizada com fios que se dissolvem ao longo do tempo, sendo absorvidos pelo organismo.
A paciente que realiza a ninfoplastia costuma receber alta no dia seguinte. No entanto, há alguns cuidados que são recomendados durante a recuperação.
A região que passou pelo procedimento costuma ficar inchada e com marcas avermelhadas e arroxeadas após a operação. A mulher deve evitar maiores esforços durante três a sete dias e usar roupas macias e folgadas. É importante higienizar e secar constantemente a região da vagina, além de fazer compressas geladas três vezes ao dia para amenizar o inchaço.
A região deve ser higienizada com água fria ou soro fisiológico cada vez que a paciente utilizar o banheiro. A paciente não deve dirigir durante os primeiros dias, pois há risco de causar dores e sangramento na região.
Recomenda-se que a paciente retorne ao trabalho apenas após três dias da realização e não realize esforços físicos durante cerca de três semanas. As relações sexuais podem ser retomadas cerca de 40 dias após a realização da cirurgia, após avaliação médica.
A mulher poderá observar algumas mudanças já durante o período de recuperação e de cicatrização. Após a diminuição do inchaço e da vermelhidão, a paciente já poderá observar o resultado da diminuição dos pequenos lábios vaginais.
No entanto, o período de cicatrização da ninfoplastia costuma durar até cerca de seis meses, de modo que o resultado final poderá ser completamente observado após esse período. É importante lembrar-se de não usar roupas apertadas durante os primeiros dias.
A ninfoplastia é um procedimento indicado como forma de correção da hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, de modo a ajudar na recuperação da autoestima de mulheres que se sentem incomodadas.
Você poderá acessar mais informações acerca da cirurgia de ninfoplastia em nosso site.