O que é spotting ou sangramento de escape?

O spotting ou sangramento de escape pode ser definido como a perda de um pequeno volume de sangue em um período no qual a mulher não esperava qualquer sangramento. Uma forma mais prática de avaliar o que é um pequeno volume no dia a dia da mulher é questionar:

• você usa absorvente no dia a dia para conter a perda de sangue?
  • quando ele ocorre sem uso de absorvente, chega a manchar as vestes significativamente?
  • quando usa absorvente, acha que é porque o volume de sangue exige ou por precaução?

No spotting, usualmente a resposta é negativa para as duas primeiras questões e “por precaução” na última. Como esse critério é subjetivo, é influenciado pela percepção individual de cada paciente. Em todo caso, a avaliação médica é essencial, visto que há condições graves que podem causar tanto sangramentos mais discretos quanto maiores.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o texto!

Quais são as principais causas de spotting ou sangramento de escape?

Mais à frente, vamos focar principalmente no spotting causado por doenças do colo e do corpo uterino. Entretanto, outras causas possíveis de escape são:

• spotting por uso de contraceptivos hormonais: o spotting por uso de contraceptivos hormonais de uso contínuo é comum, sendo mais frequente no início do tratamento e melhorando com o tempo de uso;
  • spotting fisiológico: em alguns ciclos menstruais, as mulheres podem apresentar um pequeno escape que não está relacionado a nenhum doença. No entanto, ele usualmente não apresenta episódios recorrentes e pode estar relacionado a causas eventuais centrais de difícil diagnóstico, entretanto sem repercussão importante;
  • spotting pelo sangramento do colo uterino: o conteúdo de sangue não se originou da cavidade uterina, mas de alguma lesão do colo.

Quais doenças ginecológicas podem causar o spotting ou sangramento de escape?

Veja as principais causas ginecológicas do sangramento de escape que estão relacionadas a doenças.

Doenças do colo uterino

As doenças do colo uterino são uma das principais causas de spotting. Devido aos processos de lesão tecidual, há o rompimento de vasos sanguíneos. Isso pode acontecer como consequência de condições como inflamações (cervicite), pólipos e câncer do colo do útero.

Também podem acontecer pelo ectrópio glandular cervical. As células do interior do canal cervical são glândulas secretoras e, às vezes, parte do tecido fica exposto no canal vaginal. Como elas são menos resistentes do que a camada protetiva da porção exterior do colo, podem sangrar espontaneamente ou após relações sexuais.

Pólipos endometriais

Os pólipos endometriais geralmente são lesões benignas que resultam do crescimento excessivo das células endometriais em regiões bem localizadas da cavidade do útero. Entretanto, mais raramente, podem também ser tumores malignos.

Os pólipos podem ser diagnosticados em diferentes graus de crescimento. Além disso, as mulheres podem apresentar uma ou mais lesões simultaneamente.

Além do spotting, outros sintomas dos pólipos são a infertilidade, a dor pélvica e outras formas de sangramento uterino anormal, fluxo menstrual aumentado, por exemplo. Eles também podem ser completamente assintomáticos.

Acredita-se que os pólipos endometriais causem sangramento, pois, devido ao crescimento excessivo, algumas regiões não recebem suprimento de sangue adequado. Com isso, essas células “morrem” (necrosam) e essa região fica mais propensa a sangrar. Associado a isso, o endométrio saudável pode ficar persistentemente inflamado e, eventualmente, descamar em pequenas áreas.

Hiperplasia endometrial ou carcinoma do endométrio

A hiperplasia endometrial é o crescimento generalizado do endométrio dentro da cavidade uterina, diferenciando-se dos pólipos que ocorrem em regiões mais bem delimitadas. Esse processo causa um espessamento endometrial, que, pode também estar relacionado com um tumor maligno, o carcinoma de endométrio.

Endometrite crônica e doença inflamatória pélvica

Um dos sintomas da endometrite crônica sintomática é o spotting, mas também são muito comuns a dor pélvica e a inflamação do colo. A mulher também pode relatar outras formas de sangramento uterino anormal, como o aumento de fluxo menstrual ou a perda de sangue após as relações sexuais.

Fatores de risco para a endometrite crônica são partos e procedimentos intrauterinos recentes. Mesmo procedimentos simples, como a inserção do DIU, podem desencadear o spotting.

Trauma endometrial prévio

Algumas mulheres podem apresentar spotting devido a anormalidades estruturais e funcionais do endométrio. Por exemplo, em defeitos da cicatriz de cesarianas, chamados istmocele, mesmo depois de algum tempo desde a recuperação do parto.

A investigação do spotting ou sangramento de escape com exames complementares será individualizada de acordo com as queixas da paciente e os achados médicos durante a avaliação clínica. O tratamento também é decidido individualmente, considerando o diagnóstico mais provável, os objetivos e outros critérios importantes.

Ficou com alguma dúvida depois de ler esse texto? Então, deixe-a nos comentários que responderemos em breve!