por Dr. Luíz Flávio Cordeiro
Ooforectomia é o procedimento cirúrgico de remoção de um ou dos dois ovários (uni ou bilateral). Trata-se de uma intervenção radical, portanto é indicada apenas em casos graves de comprometimento dos ovários ou de prevenção de tumores.
Os ovários são as duas glândulas sexuais do aparelho reprodutor feminino – uma de cada lado do útero – que liberam o óvulo amadurecido no folículo durante cada ciclo menstrual e produzem hormônios, como o estrogênio e a progesterona, os quais exercem diversas funções no organismo da mulher.
Após a ooforectomia bilateral, a mulher entra na menopausa, pois cessa-se a maior parte da produção hormonal, fundamental para a fertilidade e a manutenção de outras características femininas.
Assim sendo, é fundamental a avaliação detalhada e individual da mulher para a indicação desse procedimento cirúrgico.
A ooforectomia é indicada quando não há outra forma de tratamento para a afecção que está acometendo os ovários. Dependendo do caso, a ooforoplastia é suficiente para resolver o problema.
As principais indicações para a retirada dos ovários são:
Outra preocupação que devemos ter é se a mulher ainda mantém desejo reprodutivo. A depender da idade, outras formas de tratamento devem ser realmente estudadas.
Em suma, a indicação inicialmente depende das características da doença ovariana, levando-se em consideração características e idade da paciente.
A indicação da ooforectomia depende da suspeita diagnóstica. Para investigar as condições ovarianas da mulher, precisamos conhecer seu histórico e os sintomas que apresenta. A consulta é o momento ideal para isso. Com base nessas informações, podemos solicitar exames específicos:
A ooforectomia é preferencialmente realizada por laparoscopia, entretanto, a depender da suspeita diagnóstica, deve ser realizada por laparotomia, indicada em virtude de ser mais agressiva e apresentar menores índices de sucesso e maiores riscos de complicações.
Na laparotomia, é feito um corte na região abdominal para que o cirurgião consiga acessar os ovários e outras estruturas concomitantes. A direção da incisão depende da extensão da cirurgia e dos órgãos a serem abordados, uma vez que, em algumas situações, a ooforectomia é apenas um passo de um procedimento maior. Por ser mais agressiva, com maior tempo de recuperação, deve ser restrita a condições específicas, quando a via laparoscópica é inviável.
Na laparoscopia, por pequenas incisões abdominais, de no máximo 1 cm, são introduzidos o laparoscópio, ótica com microcâmera que permite a visualização das estruturas abdominais em alta resolução, e outros instrumentos específicos para a realização da cirurgia.
A laparoscopia é uma técnica cirúrgica avançada realizada sob anestesia geral que permite diversos tipos de intervenções sem grandes agressões ao corpo, com menores incisões, menor tempo de internação hospitalar e retomada mais rápida das atividades habituais.
Olá, boa noite.
Me chamo Renata e fui submetida a uma cirurgia para retirada de um cisto ovariano, isso a 11 anos atrás, quando ainda tinha 15 anos de idade. Devido ao estágio do cisto foi realizada a ooferectomia unilateral, conforme está no meu relatório cirúrgico. Sempre fiz exames para acompanhar. O último exame foi o que me deixou assustada, pois consta uma parte do ovário direito, e eu gostaria de saber se isso é possível.
Olá, querida Renata!
Eventualmente isso é possível em uma condição chamada síndrome do ovário remanescente, a depender da dificuldade na qual foi realizada a primeira cirurgia, pode sobrar um pequeno pedacinho de ovário, ele pode desenvolver-se um pouco podendo formar imagens que são identificadas.
O que deve também levar em consideração é se o que foi visto no exame de ultrassonografia eram mesmo os ovários.
Forte abraço!
Foi encontrado uma massa de 4cm no meu ovario esquerdo, tenho 55 anos e estou na menopausa. Foi indicado fazer Ooforectomia laparoscópica mas retirar os dois ovarios!!! fiquei preocupada com a questao hormonal, uma vez que já tenho sentido complicacoes da menopausa, com ressecamento vaginal, cabelo ruim, unhas estranhas e muito cansaço.
Olá, querida, Mirian! Normalmente massas ovarias dependem do tamanho e características ultrassonograficas, para se indicar um tratamento. Quando a paciente já está na menopausa tem uma maior liberdade de uma atitude mais radical na retirada do ovário, ao invés da retirada apenas do cisto. Quanto a retirada do ovário contralateral depende de uma série de fatores de riscos para o desenvolvimento de novos canceres e principalmente de um novo cisto ou a característica deste cisto que motivou a cirurgia inicial. Não necessariamente é uma indicação absoluta para a retirada dos dois ovários, se a indicação foi unilateral, isso vai depender… Ler mais »
Bom dia! Eu realizei há 20 dias uma cirurgia laparocospica para tratamento da endometriose profunda e houve a necessidade de uma ooforectomia parcial ( ovário esquerdo) isso porquê nossa decisão cirurgica era de preservação da fertilidade. Acontece que apesar da cirurgia ser minimamente invasiva tenho sentido fortes dores, principalmente do lado esquedo, e ontem fiz uma transvaginal e a médica identificou uma massa ou nódulo espesso no ovário esquerdo, e ainda que ele já está aumentado de volume, isso é um motivo para eu me preocupar, apesar das dores estarem comprometendo muito a minha qualidade de vida.
Atenciosamente,
Tayna,
é fundamental que você procure o médico que te operou para avaliar a condição pós-operatória, uma vez que ele sabe exatamente as condições e as dificuldades intra-operatórias.
Abraços.
Olá. Eu fui submetida a uma ooforectomia unilateral quando tinha 12 anos, antes da minha primeira menstruação. Hoje tenho 28 anos, e me preocupo se o meu tempo de fertilidade já pode estar chegando ao fim e se eu preciso fazer um check-up hormonal.
Olá Ana,
O recomendado é manter consultas recorrentes com o especialista.
A idade pode sim interferir na infertilidade, mas na maioria dos casos as chances de gravidez diminuem após os 30 anos, principalmente depois dos 35.
Atenciosamente,
Boa noite, Dr. Em 2017, tive um câncer de mama do tipo triplo negativo. Realizei mastectomia na mama esquerda. Por recomendação médica, fiz exame genético e descobri mutação BRCA1. Os médicos que já ouvi indicam a ooforectomia bilateral, contudo tenho muito receio dos efeitos adversos. O que o senhor acha?
Olá Denise,
É necessário uma consulta para analisar e identificar o melhor tratamento para o seu caso.
Atenciosamente,
Boa tarde Dr
Há 40 dias eu fiz uma ooforectomia unilateral por causa de endometrioma de ovário esquerdo. Antes da cirurgia fiz um transvaginal no qual o cisto havia diminuído de 10,5 para 6.9 achei que não ia precisar operar e somente tratar, mas o médico decidiu operar. Não conseguiu remover por laparoscopia então fez uma laparotomia, ocorreu tudo bem na cirurgia e no pós tbm, porém, agora venho sentindo cólicas, é normal ? Desde quando comecei com o nactali ha 5 meses venho tendo escapes e após a cirurgia continuo tendo escapes 🤷🏻♀️
Olá Carla,
O tempo de recuperação da laparotomia é longo e desconfortável.
De qualquer forma recomendo que retorne ao especialista.
Atenciosamente,
Olá , eu realizei a lapalarotomia ha 3 dias. Retirei o ovário esquerdo, pois havia um cisto complexo de 10cm. Ocorreu tudo bem, mas essa madrugada começou um sangramento. É normal? Pode ser a menstruação que seria dia 09?
Olá Leila,
É normal após a laparotomia ocorrer sangramentos fora do período menstrual.
Atenciosamente,
Ola.
Me chamo cleidjan, e tem dois meses que fiz uma ooforectomia unilateral, ovário esquerdo, ele apresentou um tumor, chamado de teratoma maduto e um cisto. Meu ovario estava medindo 165cm3.
Minha duvida é pq agora estou sentindo dores no lado que foi feito a cirurgia, são pontadas muito forte.
É normal, pq dois meses ainda é considerado recente?
Olá Cleidjan,
Recomendo que marque uma consulta com especialista para avaliar o caso.
Atenciosamente,
Olá. Doutor.
Fiz uma ooforectomia (laparotomia) unilateral há 8 meses e descobri gravidez nesse mês. Minha pergunta é: parto normal é uma possibilidade, ou somente cesarea por causa do da cirurgia ter sido feita há pouco tempo?
Obrigada desde já.
Olá Sammy, tudo bem?
Recomendo que marque uma consulta com o profissional para que seja possível avaliar e identificar a melhor alternativa para o seu caso.
Atenciosamente,
Bom dia Dr
Tenho 45 anos e fiz uma videolaparoscopia para retirada de um cisto é do ovário direito dia 18/12/21. Menstruei somente dia 01/02/22 e agora dia 14/02 comecei novamente com muita cólica é sangramento. Isso é normal?
Olá Ana,
É importante um acompanhamento médico para que possa avaliar o caso.
Atenciosamente.
Fiz uma cirurgia ooforectomia retirei ovário direito ( emdometrioma)mais antes da cirurgia não fiz Ressonância magnética, estou com 25 dias apos cirurgia já tiver dois sangramentos e sinto muitas dores durante o sangramentos e normal?
Após uma ooforectomia (remoção do ovário), é possível ter sangramentos e sentir dores, especialmente nos primeiros dias. Contudo, como você já está com 25 dias e continua com sangramentos acompanhados de dor intensa, isso pode não ser considerado normal. É importante entrar em contato com seu médico para avaliar a causa desses sintomas e garantir que não haja complicações, como infecção ou outros problemas pós-cirúrgicos.
Olá boa noite fiz recentemente no dia 25/07 uma ooferectomia bilateral no ovário esquerdo por laparotomia de emergência pois tive uma torção do aviário.
O problema todo é eu estava de férias na casa dos meus pais que fica a 12 horas de viagem da minha casa .
Tive alta no outro dia e a cicatrização e o pós operatório estão correndo bem, gostaria de saber quando posso voltar pra minha casa ? Estou de carro e a viagem demanda 12 horas de carro .
Olá! Após uma ooforectomia bilateral, o ideal é esperar algumas semanas antes de fazer uma viagem longa de carro. O movimento e a pressão na região abdominal podem prejudicar a recuperação. Consulte seu médico para obter orientação personalizada sobre o melhor momento para viajar.
Olá!
Fiz ooforectomia unilateral (ovário esquerdo) de emergência no final de janeiro. E hoje com 8 meses após a cirurgia, no período menstrual estou sentindo um pouco de dor e desconforto do lado esquerdo. Local q o ovário foi removido. Isso é normal?
Olá Lili,
é fundamental procurar um especialista presencialmente para avaliar o seu caso, não é normal sentir desconforto e dores tanto tempo após a cirurgia.
Atenciosamente,
Ola Dr retirei meu ovário, trompa e útero esquerdo devido hemorragia pós parto e mioma agora minha menstruação vem só um pouquinho nem suja e aí antes de menstruar sinto muito calor mal estar será que precisa repor hormônios?
Olá Nazare,
Recomendo que procure um especialista e marque uma consulta para avaliar o seu caso.
Atenciosamente,