Dr. Luiz Flávio
A endometriose pode apresentar diversas manifestações clínicas nas pacientes. Algumas delas são mais comuns, como a dor pélvica crônica, a dismenorreia e a infertilidade. No entanto, alguns sintomas mais incomuns, como o sangue na urina, podem ser, sim, causados pela doença.
Isso acontece, porque a endometriose pode afetar diversos órgãos pélvicos, como as vias urinárias e a bexiga. Consequentemente, as disfunções miccionais podem ocorrer, como a disúria (dor ao urinar). Quando as lesões invadem as estruturas até a mucosa da bexiga, a paciente pode notar a presença de sangue na urina (hematúria). Geralmente, essas manifestações tendem aparecer ou piorar durante o período menstrual.
Quer entender melhor? Acompanhe o nosso post!
Sintomas da endometriose
Raramente, o sangue na urina é o único sintoma de uma paciente acometida com endometriose. Portanto, é muito importante estar alerta para as outras manifestações da doença para identificá-la precocemente. Vamos falar sobre elas a seguir!
Dor pélvica crônica
Esse é considerado um dos sintomas mais comuns da endometriose, sendo caracterizado por:
Casos mais leves podem demorar a chamar a atenção da mulher e de seu médico, visto que podem ser erroneamente consideradas “dores normais” ou associadas a uma maior sensibilidade. No entanto, a investigação é sempre necessária e deve sempre incluir exames capazes de identificar a endometriose. Mais de 50% das pacientes com queixa de dor pélvica crônica são diagnosticadas com esta doença.
Dismenorreia
É a cólica durante o período menstrual, que pode se manifestar com as seguintes características:
Por essa razão, as mulheres que se queixam frequentemente de cólicas precisam sempre investigar a endometriose, mesmo que o sintoma seja aliviado pela automedicação.
Infertilidade
30% a 50% das pacientes inférteis são diagnosticadas com endometriose, mostrando que essa é uma das principais condições relacionadas à dificuldade de engravidar. Veja como você pode identificar esse sintoma:
Sangue na urina (hematúria) e outras disfunções urinárias
O sangue na urina é um sintoma que sempre merece uma investigação rápida, pois, além da endometriose, também está relacionado a doenças graves (como tumores).
Na endometriose, as características da hematúria podem ser variáveis:
O sangue na urina comumente está associado a outras queixas, como a dor durante a micção (disúria).
Por que o sangue na urina pode acontecer na endometriose?
A endometriose pode acometer diversos órgãos pélvicos, o que inclui:
Quando invadem essas estruturas, podem causar uma reação inflamatória intensa. Com isso, vários mecanismos podem levar ao sangramento:
A presença de sangue na urina é mais frequente na endometriose das vias urinárias, principalmente na bexiga. É muito importante que o médico e a paciente estejam atentos para algumas manifestações mais sutis dessa doença tão comum nas mulheres.
Quer saber mais sobre outras manifestações da endometriose, seu tratamento e seu diagnóstico? Confira nosso artigo especial sobre o tema!