Terapia hormonal (antiga reposição hormonal): quando fazer?

A terapia hormonal, chamada antigamente de reposição hormonal, é concebida para a adaptação de mulheres que se encontram em período do climatério ou pós-menopausa. O intuito do tratamento é promover um equilíbrio hormonal para reduzir os sintomas desse período, que muitas vezes são bastante desconfortáveis e alteram a qualidade de vida.

Os hormônios femininos são muito importantes para manter o corpo da mulher em funcionamento. Alterações hormonais podem trazer grande impacto à saúde das mulheres, afetando diretamente a qualidade de vida.

No artigo de hoje, abordarei a terapia hormonal, suas indicações, como o procedimento é feito, quais são seus benefícios e algumas verdades e mitos sobre a menopausa.

Terapia hormonal: o que é?

A terapia hormonal é um tratamento que tem como objetivo avaliar os sintomas causados por alterações hormonais em momentos do climatério e da pós-menopausa.

Entre os sintomas dessas variações hormonais apresentadas pelas mulheres estão:

• Ondas de calor;
  • Osteopenia/osteoporose;
  • Cansaço excessivo;
  • Ressecamento vaginal;
  • Queda de cabelo;
  • Enfraquecimento das unhas;
  • Perda da libido.

Quais são as indicações da reposição hormonal?

A indicação primária da terapia hormonal é o controle dos sintomas relatados pela mulher no período do climatério, pois as mudanças afetam diretamente sua qualidade de vida.

Ainda estão em estudos outras indicações primárias, como a prevenção de doença cardiovascular e câncer, assim como reduzir o risco de mortalidade.

A terapia hormonal pode ser indicada para (as indicações são sempre individualizadas):

• Mulheres na pré-menopausa ou menopausa prematura;
  • Mulheres na perimenopausa;
  • Mulheres com manifestações vasomotoras;
  • Mulheres com manifestações urogenitais;
  • Mulheres que apresentam redução da libido;
  • Mulheres com alterações ósseas;
  • Mulheres com enfermidades cardiovasculares.

Todos os casos devem ser estudados em profundidade individualmente. As condições femininas são complexas e não permitem uma prescrição geral de medicamentos e procedimentos.

Como é feita a terapia hormonal?

A terapia de reposição hormonal pode ser feita de duas formas: terapia com estrogênio e terapia com estrogênio e progesterona.

Terapia com estrogênio

Nesse tipo de terapia hormonal, são utilizados apenas medicamentos contendo estrogênios, tais como estradiol, mestranol ou então estrona, por exemplo. Essa terapia é amplamente indicada para mulheres que não tenham mais o útero.

Terapia com estrogênio e progesterona

Nesse tipo de terapia, são utilizados fármacos que contêm progesterona natural ou na forma sintética combinada com uma dose de estrogênio, e é indicada para as mulheres que têm seu útero preservado, para proteção endometrial.

Quais são os benefícios desse tipo de procedimento?

Mulheres podem se beneficiar de diversas maneiras realizando a terapia hormonal. Os principais benefícios desse tipo de tratamento são:

• Diminuição das ondas de calor: mulheres afirmam que sentem menos calor, além de se sentirem mais confortáveis durante o verão;
  • Redução do risco de fratura por osteoporose: o risco de fraturar ossos, principalmente de quadril, coluna ou fêmur em virtude da osteoporose se torna menor;
  • Recuperação da libido: mulheres que fazem reposição hormonal afirmam que recuperaram a libido;
  • Demências: a manutenção dos níveis de estrogênio dentro da normalidade previne a demência, que pode aparecer anos após o início da menopausa;
  • Maior controle de peso: alterações hormonais dificultam o processo de perda de peso, e o resultado é um acúmulo de gordura não desejado pela maioria das mulheres. No entanto, pacientes que se submetem à terapia mostram maior facilidade para queima de gordura e manutenção de peso;
  • Depressão: é relativamente comum que mulheres se sintam ansiosas ou depressivas durante os períodos de variação hormonal. Alguns estudos demonstram que a terapia com estrogênio auxilia na melhora do humor, colaborando com a diminuição dos níveis de depressão;
  • Melhora do sono: a variação hormonal muitas vezes contribui para quadros de insônia. Isso, associado às ondas de calor e à sudorese noturna, tem como consequência dificuldades de dormir.

A terapia hormonal colabora com a atenuação de todos esses sintomas, trazendo mais qualidade de sono e diminuição do cansaço excessivo que tanto incomoda as mulheres.

Mitos e verdades sobre a menopausa

Muitas vezes, fala-se sobre o período de menopausa e de seus efeitos sem o conhecimento adequado. Dessa forma, muito do que se diz não é verdade. Foi pensando nessa questão que montei esse tópico, para que mitos e verdades sobre a menopausa sejam esclarecidos.

Mitos sobre a menopausa

A menopausa só chega depois dos 50 anos: esse é um dos principais mitos da menopausa. Em algumas mulheres, essa fase pode chegar até mesmo durante os 30 anos e é chamada de menopausa precoce. Essa condição pode chegar aos 35, 40, 45 anos de idade.

A vida sexual da mulher acaba: esse é um mito que deixa muitas mulheres preocupadas. De fato, a libido e a lubrificação podem diminuir, mas não necessariamente. No entanto, com a terapia hormonal, o canal vaginal se mantém praticamente normal e a libido da mulher se mantém, possibilitando uma vida sexual ativa.

Verdades sobre a menopausa

Alterações de humor são frequentes: mulheres sofrem constantemente com alterações de humor, e, na época da menopausa, essas mudanças podem se tornar ainda mais acentuadas.

Há mais chance de desenvolver algumas doenças: isso também é verdade. A queda hormonal nessa fase da vida gera riscos aumentados para problemas de saúde, como osteoporose, hipertensão arterial, infarto e até mesmo AVC. Por isso, manter uma rotina de atividades físicas e adotar uma alimentação saudável é muito importante.

Todas as mulheres que chegam à menopausa podem avaliar a possibilidade de realizar a terapia hormonal por alguns anos para reduzir os seus efeitos, desde que haja indicação. Ela pode ser especialmente importante para mulheres que perdem repentinamente sua capacidade reprodutiva e entram na menopausa, caso de mulheres que por alguma razão precisam realizar histerectomia total com a retirada dos ovários.

Gostou do texto? Para saber mais sobre a terapia hormonal, acesse aqui.

4.5 4 votes