Dr. Luiz Flávio
Alterações intestinais e fortes dores no abdômen são problemas comuns para muitas mulheres durante o período menstrual. Mas uma coisa que pouca gente sabe é que estes também podem ser os sintomas da endometriose profunda com acometimento intestinal, uma doença que atinge mulheres em período reprodutivo e muitas vezes não é diagnosticada.
Para entender quais são as características e os sintomas da endometriose intestinal, leia o conteúdo a seguir:
Antes de entender o que é endometriose, é preciso saber o que é o endométrio. O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero, onde ocorre a nidação. Se não houver fecundação, o endométrio se descama e acontece a menstruação.
A endometriose é uma doença crônica, que se caracteriza pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina. Ele pode atingir órgãos como os ovários, a bexiga, o intestino, entre outros. Seus sintomas e consequências podem variar bastante de acordo com o local onde o endométrio se faz presente e do tamanho de suas lesões.
É uma doença estrogênio-dependente, ou seja, atinge mulheres em seu período reprodutivo. As causas da endometriose ainda não são claras, e a doença é de difícil diagnóstico. Por isso, é muito importante estar atenta aos mínimos sinais, e procurar um médico especialista em caso de suspeitas.
A endometriose intestinal é caracterizada pela presença do tecido endometrial no intestino. Ela pode atingir o reto, o sigmoide, o apêndice e o íleo. Ela pode ser considerada superficial, quando atinge apenas a parte externa do intestino, ou profunda, quando atinge sua camada interna.
Esse tecido pode afetar o funcionamento intestinal e causar sintomas bastante incômodos, mas que muitas vezes é confundido com sintomas considerados comuns do período menstrual.
O diagnóstico da endometriose intestinal se dá da mesma maneira que qualquer outro caso da doença. Ele pode ser feito por meio de exames clínicos ou exames de imagem, como ultrassonografia especializada e ressonância magnética.
A endometriose é uma doença de difícil diagnóstico, já que muitas vezes é assintomática. Porém, existem muitos casos em que os sintomas existem, mas passam despercebidos pelas mulheres, que acreditam ser apenas características do período menstrual. Algumas mulheres vivem durante anos com a endometriose, sem prestar atenção aos seus sintomas.
Os sintomas mais comuns, são:
As alterações intestinais são comuns do período menstrual, sendo que algumas mulheres sofrem com a constipação, enquanto outras sofrem com o intestino solto e até diarreia. Alguns hormônios liberados pelo corpo durante a menstruação podem diminuir os movimentos intestinais, causando a constipação. Outros provocam o aumento do peristaltismo intestinal, aumentando a frequência evacuatória.
Porém, quando as alterações intestinais são extremas, causando grande dificuldade para evacuar ou diarreia persistente, pode-se desconfiar de uma possível endometriose intestinal.
Presença de sangue nas fezes nunca será um bom sinal, e uma das possibilidades é a endometriose intestinal. Nesse caso, o sangue é resultado do acometimento da mucosa intestinal pela doença.
Quando este sintoma está relacionado ao período menstrual, suspeitamos de endometriose.
As dores abdominais também são sintomas comuns de endometriose. Além de um incômodo que pode ser causado pelas alterações intestinais, as dores podem ter outras causas. Uma delas é a cólica, que é um sintoma da menstruação. Porém, quando a dor é muito intensa, pode ser um sinal de endometriose ou outra doença. Além disso, a endometriose intestinal pode causar fortes dores abdominais durante as relações sexuais.
É importante deixar claro que estes não são os únicos sintomas da endometriose intestinal. Além disso, algumas mulheres podem ter vários sintomas da doença, ou apenas um deles. Independentemente da quantidade ou intensidade dos indícios, é necessário buscar um diagnóstico.
O tratamento para endometriose vai depender da região atingida, do número e tamanho das lesões, dos sintomas e da gravidade da doença. A partir da primeira suspeita, será necessária a realização de exames para identificar todas essas características.
Com o diagnóstico em mãos, o médico poderá indicar o tratamento ideal. Em alguns casos, é possível tratar a doença ou apenas impedir que ela se desenvolva com o uso de medicamentos hormonais. Em casos mais graves, é necessário tratar a endometriose por meio de cirurgia. A cirurgia mais indicada para tratar a endometriose é a videolaparoscopia, que oferece menores riscos e rápida recuperação.
Estas são as principais características da endometriose intestinal. Se quiser mais informações sobre a doença no geral, sugiro a leitura de outro artigo sobre endometriose aqui no site.