Dr. Luiz Flávio | WhatsApp
Menu
Período fértil: saiba mais sobre quando engravidar

Período fértil: saiba mais sobre quando engravidar

Dr. Luiz Flávio

Você conhece as diferenças entre período fértil e vida fértil? Essa é uma confusão muito comum e, por isso, abordamos sobre ela neste texto. De forma geral, a fertilidade da nossa espécie varia significativamente devido ao sexo biológico.

Apesar de haver um declínio da função reprodutiva com o envelhecimento em ambos os sexos, o homem pode ser fértil durante toda a sua vida após a puberdade. Isso ocorre, pois ele produz continuamente espermatozoides.

A fertilidade da mulher, porém, é limitada porque ela nasce com uma quantidade determinada de óvulos. Essas células sexuais são liberadas intermitentemente a cada 24-35 dias. O período de “liberação” desses óvulos, conhecido como ovulação, é denominado período fértil. 

Em média, a liberação de óvulos viáveis começa entre 11 e 15 anos, encerrando-se por volta dos 50 anos, em geral. Nesse sentido, dizemos que a vida fértil da mulher estende-se do início das ovulações, coincidente com a primeira menstruação (menarca), até o final delas, que é a menopausa. 

Quer saber mais sobre como identificar o período fértil para aumentar as chances de sucesso da fecundação? Continue a leitura até o final!

O que é período fértil e vida fértil?

A vida fértil da mulher

A partir da puberdade, uma região do sistema nervoso central da mulher (o hipotálamo) estimula uma glândula chamada hipófise a produzir pulsos mais frequentes de hormônios capazes de regular o ovário. Eles são as gonadotrofinas, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).

No ovários, os óvulos estão circundados de outras células em estruturas conhecidas como folículos. Sem o estímulo do FSH, elas não crescem e sem o LH não ocorre a liberação de um óvulo.

A primeira menstruação, menarca, marca a maturidade sexual da mulher. A partir desse momento, os hormônios produzidos pelos folículos estimulados (estrogênio e progesterona) interagem com o sistema reprodutor feminino para criar um ambiente propício para a fertilização.

No entanto, com o tempo, a quantidade de folículos viáveis diminui. Consequentemente, a produção de hormônios ovarianos cai progressivamente. Por esse motivo, apesar de apresentarem ovulações, a fertilidade das mulheres reduz a partir dos 35 anos. Quando a reserva de folículos viáveis se esgota, ocorre a menopausa, o fim da vida fértil feminina. 

O período fértil da mulher

Na mulher, a quantidade de células sexuais (óvulos) é definida antes do nascimento. Depois desse momento, eles apenas amadurecem no ovário em ciclos regulares. Quando há um esgotamento da reserva ovariana, a fertilidade natural da mulher se encerra (menopausa). Metaforicamente, podemos dizer que o “saldo da poupança” de óvulos que a mulher recebe fica menor a cada ciclo menstrual. 

Os óvulos, o endométrio e a hipófise

Como vimos, a partir da puberdade a produção de FSH se torna mais intensa. Diante desse estímulo, alguns folículos do ovário crescem e começam a produzir níveis cada vez maiores de estradiol. Normalmente, apenas um deles se desenvolve suficientemente diante do estímulo desse hormônio, o folículo dominante.

Enquanto isso, o estradiol estimula o crescimento do endométrio da cavidade uterina, preparando-o para receber um futuro embrião. O aumento dos níveis de estradiol resulta em feedbacks para a hipófise: 

  • negativo para o FSH a fim de reduzir os seus pulsos. Assim, após um pico, os níveis de estradiol começam a cair; 
  • positivo para aumentar a produção de LH.

Após a redução significativa dos níveis de estradiol, os pulsos de FSH voltam a ficar mais frequentes. 

Então, depois de aproximadamente 72 horas de um pico de FSH e de LH, ocorre a ovulação. Após esse momento, o óvulo é liberado e fica viável por até 24h, esse é o período fértil da mulher, embora também possa engravidar se houver relação sexual nos dias que antecedem a ovulação, pois os espermatozoides podem sobreviver por até 72 horas no organismo feminino.

Depois de rompido, o restante do folículo se torna uma estrutura produtora de hormônios, principalmente de progesterona, o corpo lúteo. 

Caso o gameta não seja fecundado, o corpo lúteo regride. A queda nos níveis de progesterona faz com que as camadas de endométrio desenvolvidas anteriormente se descamem e sejam liberadas na forma de menstruação. O primeiro dia da menstruação ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação e marca o início de um novo período menstrual. 

Por sua vez, o homem é fértil desde a puberdade até o fim da vida, porém isso não significa que ele não possa ser infértil ou mantenha sua fertilidade durante a vida, enquanto a mulher é fértil a partir da primeira menstruação até a menopausa, ainda que o período fértil seja apenas um curto intervalo durante o ciclo menstrual.

Ainda tem dúvidas sobre o período fértil? Deixe-a nos comentários, teremos prazer em esclarecer!

5 1 vote
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Acesse o nosso último post Endometriose e endométrio: qual a relação?
Pré-agende sua consulta agora! Clique aqui